Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Profissional de Letras: o operário das palavras

Esta área é perfeita para quem gosta de ler e escrever. Conheça as possibilidades de atuação que a profissão oferece
Por: Taísa Silveira 22/05/2017 - 08:58 - Atualizado em: 06/06/2017 - 10:45
A atuação deste profissional vai além da sala de aula. Confira
A atuação deste profissional vai além da sala de aula. Confira

*Por Paula Brasileiro

Se você é apaixonado por literatura, linguagem, idiomas estrangeiros e tudo que envolve o mundo da escrita e leitura e deseja investir em uma profissão na qual possa trabalhar com esses elementos, a sua área é a de Letras. Este profissional é um estudioso da Língua Portuguesa e outras como Inglês, Espanhol, Francês e Alemão, além de suas respectivas literaturas. Mas, se você acha que não tem vocação para a sala de aula, não precisa desanimar, o graduado em Letras tem inúmeras outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Conheça algumas delas.

A Univeritas oferece o curso de Letras. Saiba mais clicando aqui.

Editoração

Profissionais de Letras podem editar textos dos mais variados tipos - obras literárias, acadêmicas e anúncios, entre outros. Além disso, eles podem definir o formato desses textos e adaptá-los para diferentes tipos de mídia.

Tradução

A tradução pode ser feita do português para outros idiomas e vice-versa. este trabalho pode ser desenvolvido desde obras literárias até bulas de remédios.

Revisão

Nas revisões, o profissional corrige tanto a ortografia e gramática quanto a estrutura dos textos, isso inclui divisão dos capítulos, parágrafos, citações, etc, para que fique tudo dentro das normas exigidas.

Interpretação

O profissional de Letras pode atuar como intérprete entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Este trabalho pode ser feito em reuniões, palestras e transmissões de eventos internacionais.

Produção textual

Criação dos mais diversos tipos de textos para diferentes fins, como jornais, revistas, peças publicitárias, sites e blogs, entre outros.

Mercado de trabalho

O profissional desta área que opta por não lecionar pode conseguir uma oportunidade em editoras, agências de publicidade, emissoras de TV e rádio e no departamento de comunicação de empresas privadas, por exemplo. Também há  a possibilidade de trabalhar como free lancer, desenvolvendo trabalhos como revisão, tradução e outros, por demanda e conta própria.  


Interessou? Conta pra gente em qual destas áreas você gostaria de atuar.

Comentários