Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como os blogs ajudam nos estudos

No Dia Nacional do Blog, conheça um pouco da história da ferramenta que mudou a nossa interação com a internet
Por: 31/08/2022 - 10:00
Blogs começaram a se popularizar a partir da ideia de diários virtuais. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Quem viu o crescimento da internet desde o início dos anos 2000 se lembra bem como era a rotina de navegação. Antes da massificação das redes sociais de interação como conhecemos hoje em dia, muitos jovens e adolescentes acessavam e utilizavam blogs como forma de se expressar. A plataforma surgiu como uma espécie de diário moderno, onde os autores publicavam todo tipo de conteúdo, indo de receitas culinárias até dicas de como paquerar.

E por mais mundano que isso pareça hoje em dia, esse hábito, alimentado mais 20 anos atrás, revolucionou a maneira como manuseamos a internet atualmente. Com a popularização das redes sociais, é possível encontrar conteúdos dos mais diversos tipos e formatos, mas os blogs ainda existem, com dicas de todo tipo, inclusive com importantes dicas relevantes para os estudos.

E como os blogs ajudam nos estudos?

Diferente de páginas de redes sociais ou canais do YouTube, os blogs se aprofundam em temas específicos, e ainda podem utilizar diversos formatos para explicar determinado assunto, inclusive imagens e vídeos. Por possuir a característica da pessoalidade, é comum que muitos blogueiros utilizem o linguajar informal, o que ajuda na hora de compreender alguma explicação.

É possível estudar qualquer disciplina por meio de blogs. Professores e especialistas de diversas áreas mantêm suas páginas atualizadas com informações e dicas que podem ajudar estudantes de diferentes cursos. Alguns exemplos que podemos citar é se você precisar revisar algum assunto em matemática, portugês, ou até mesmo dicas para lidar com estresse e ansiedade durante os estudos.

O segmento também vale para quem já está na faculdade, como por exemplo, dicas de estudos para estudantes de Direito e Engenharia.

O blog vive!

Com o passar do tempo, muitos internautas passaram a utilizar outras formas de se informar, principalmente com os avanços comunicacionais de notícias, tais como jornais e o rádio on-line. No entanto, nada disso seria possível sem a propagação dos blogs. Portanto, sempre que você utilizar a internet para estudar, lembre-se que houve um blog anos atrás que inspirou a plataforma.

Comentários