Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Você sabe a importância da diversidade nas organizações?

Além de trabalhar o respeito às diferenças, as empresas ganham com maior produtividade, engajamento e resultados positivos
Por: 10/01/2018 - 10:27 - Atualizado em: 10/01/2018 - 10:47
As empresas ganham com maior produtividade, engajamento e resultados positivos/Freepik
As empresas ganham com maior produtividade, engajamento e resultados positivos/Freepik

Por Rafaella Sabino

Você sabe o que é diversidade nas organizações? Embora o termo seja cada vez mais frequente nas empresas, ainda gera muitas dúvidas. Há ainda muita confusão sobre o que é ter uma gestão da diversidade como política e, até mesmo, sobre o conceito de diversidade. Pensando nisso, elaboramos alguns tópicos importantes acerca do tema. Confira!

Mas afinal o que é diversidade nas organizações?

O conceito de diversidade nas organizações não está representado apenas na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência física. É algo mais rico e amplo, que chegou ao Brasil na década de 1990, junto com o avanço da globalização econômica. Com a diminuição das barreiras no mundo, a preocupação das grandes empresas que começaram a necessitar de profissionais com conhecimentos distintos aumentou. A luta da inclusão foi fortalecida pelos movimentos sociais, como o de igualdade de gênero e o movimento negro.

“Durante muito tempo, as organizações buscavam ter profissionais ‘robôs’, que executavam as tarefas da mesma forma para ter um desempenho igual. Hoje é exatamente o contrário, pensar em gestão da diversidade é reconhecer que na diferença eu tenho potencial”, afirma a psicóloga e mestre em psicologia social Letícia Souto.

Engajamento, produtividade e resultados positivos

Diversidade de histórias, raças, crenças, orientações sexuais, idades, gêneros, regiões e culturas. Cada um traz em sua bagagem conhecimentos únicos que podem ser aplicados no trabalho. Muito mais do que preencher uma tabela de cotas, trata-se da capacidade de interação com o diferente em prol de resultados produtivos. Profissionais de origens diversas têm opiniões distintas sobre cada temática. E isso amplia a visão de mundo da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.

A diversidade promove benefícios, como inovação, criatividade e engajamento. O reconhecimento aos profissionais faz com que se sintam mais motivados a darem o melhor de si. Letícia Souto destaca que atualmente é imprescindível para uma empresa trabalhar essa questão. “Hoje temos mecanismos legais, como as cotas, para incluir as minorias nas organizações, mas uma empresa que quer estar à frente no mercado precisa reconhecer a necessidade da diferença, independe de leis. Ela vai pensar na questão positiva dos resultados que serão gerados”, diz.

Diversidade nas empresas do país

O respeito às diferenças já deveria ser algo implícito ao ser humano, principalmente quando falamos de Brasil, afinal, o país é formado por uma diversidade de raças e culturas. Mas infelizmente não é que a realidade mostra. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, com 500 empresas brasileiras, apenas 2% dos funcionários das organizações nacionais são pessoas com deficiência; as mulheres representam 13,6% das vagas executivas e recebem 30% a menos que os homens. Além desses números, a pesquisa, publicada em maio de 2016 mostra que apenas 4,6% dos negros ocupam cargos executivos; e não existe nenhum executivo indígena nas empresas estudadas.

Cultura de respeito às diferenças

É preciso, antes de tudo, que as empresas criem práticas de desenvolvimento que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho das equipes.

Curso Livre

Se você tem interesse no tema, a UNINASSAU oferece o curso livre Diversidade nas Organizações. Com três horas de duração, a aula acontece a distância pela internet. O curso apresenta os conceitos de diversidade e ressalta como os preconceitos atrapalham a vida pessoal e profissional dos indivíduos. Tem o objetivo de formar equipes que ultrapassem as barreiras do preconceito para enfrentar os desafios da pluralidade, sendo um multiplicador de conceitos de tolerância. As inscrições podem ser realizadas neste site.

Comentários