Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Veja como fazer um fichamento para seus trabalhos acadêmicos

Por: 27/07/2020 - 17:41
Como o próprio nome indica, "fichamento" é o ato de criar um registro em fichas. Neste tipo de documento, muito cobrado em universidades, o estudante deve reunir todas as ideias principais de um livro, filme, artigo de revista, texto jornalístico, etc. Variando de instituição para instituição, este tipo de documentação também pode ser cobrada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por isso, vamos ensinar a você como fazer um fichamento adequado.
 
Como é considerado um trabalho acadêmico, o fichamento deve obedecer às normas da ABNT. Portanto, sua estrutura deve conter cabeçalho, referência bibliográfica e o texto elaborado. Há, basicamente, três tipos de fichamento: textual ou de conteúdo, temático ou de citação e bibliográfico. Confira como elaborar cada um deles:
 
Textual ou de conteúdo
 
No modelo textual ou de conteúdo (que também pode ser chamado de "resumo"), o aluno deverá destacar as principais ideias que constam no texto. No entanto, esse registro deve ser feito com as suas próprias palavras e estar de acordo com a ordem cronológica que aparecem no texto. Há, também, a possibilidade de utilizar citações e aspas.
 
Temático ou de citação
 
No fichamento temático ou de citação, o estudante deve reunir as principais frases do texto e organizá-las, utilizando somente as aspas. Para não tirar a frase do contexto, no caso de partes omitidas, deve-se utilizar reticências entre colchetes "[...]". Lembrando que é importante deixar as frases bem organizadas, respeitando as normas da ABNT.
 
Bibliográfico
 
O fichamento bibliográfico é considerado o modelo mais simples dos três. Isso porque ele consiste em selecionar trechos de obras, que refletem a opinião do estudante, e inserir com precisão sua localização, indicando obra, autor, ano e página onde se encontra.
 
Gostou da nossa dica? Que tal agora conhecer aplicativos que vão otimizar seus estudos? Clique aqui e confira!

Comentários