Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Vai fazer intercâmbio? Veja 5 dicas de como escolher o destino ideal em 2023

Entenda os passos iniciais para conseguir o intercâmbio dos seus sonhos
Por: 03/02/2023 - 17:50 - Atualizado em: 03/02/2023 - 18:51
Além da viagem, o estudante precisa ficar atento ao processo burocrático de documentos. Foto: Pexels

Escrito por: Gustavo Arland 

 

 

Nos últimos anos, foi observado o aumento do interesse de jovens estudantes em realizar um intercâmbio. O desejo de estudar fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas por diversos motivos. Por exemplo: Aprender uma nova língua, ter uma experiência internacional, conhecer novas culturas, aumentar as chances de morar no exterior, dentre outras coisas. 

 

Porém, não é somente ter vontade de estudar fora. É preciso pesquisar bastante sobre o país que deseja, ver locais que oferecem bolsas, entrar em contato com agências de intercâmbio, ver todas as condições possíveis que cabem no seu bolso e se informar bem antes de tomar esta decisão. Neste artigo, vamos trazer dicas de como conseguir uma bolsa de intercâmbio em 2023. 

 

 

1- REALIZE UM PLANEJAMENTO 

 

Para tudo na vida é necessário se organizar, principalmente quando envolve o futuro. Planejar-se para um intercâmbio pode evitar riscos tanto no processo burocrático de aprovação e custos, quanto no momento em que estiver no local. É essencial que o estudante conheça as regras do país que escolheu e tenha tempo para se ajustar. Se o futuro intercambista se planejar com antecedência, o processo fica muito mais fácil. 

 

 

2- QUAL O OBJETIVO DO INTERCÂMBIO? 

 

Podemos dizer que quase 100% dos motivos que fazem as pessoas optarem por fazer intercâmbio, está condicionado a ter uma experiência internacional. O estudante precisa ter muito bem definido na cabeça quais os objetivos que desejam ser cumpridos com esta ida para o exterior. Existem modalidades de intercâmbio focados no estudo e também existem modalidades focadas em mercado de trabalho. 

 

 

3- ESCOLHA O PAÍS E ESTUDE SOBRE ELE

 

Escolher o país que vai fazer intercâmbio é sempre um momento decisivo. Você não deve só gostar do país, mas também avaliar se ele se encaixa com os seus objetivos. Caso já tenha escolhido, o estudante deve estudar. Entender a cultura do país, como funciona a moeda local, avaliar custo de vida e as oportunidades que o lugar pode apresentar devem ser as prioridades em sua pesquisa para definir o destino.

 

 

4- PESQUISE PASSAGENS, HOSPEDAGEM E O QUANTO LEVAR DE DINHEIRO 

 

O fator financeiro também pesa na hora de escolher um intercâmbio. Então, é necessário se planejar financeiramente para dar este passo importante. Pesquise e faça comparações para escolher um bom período de ida e com um preço que seja possível para o bolso. Também é necessário ter uma reserva, tanto para gastos pessoais, quanto para emergências. Portanto, ter saúde financeira é essencial para realizar o intercâmbio sem muitos perrengues.

 

 

5- ATENTE-SE A PARTE BUROCRÁTICA

 

Um intercâmbio não é somente realizar uma viagem dos sonhos e aprender com ela, mas também, lidar com a parte complicada do processo. Cada agência trabalha de uma forma e, a depender do país, são exigidos documentos e vistos específicos para a atividade. Caso o futuro intercambista não cumpra com as exigências e obrigações, a ida para o exterior pode estar ameaçada. Então, tenha tempo para pesquisar e verificar os documentos exigidos por cada país e evitar surpresas. 

 

 

Seguindo estas dicas, temos a certeza de que vocês vão realizar o intercâmbio dos sonhos. Você sabia que o Grupo Ser Educacional também oferece bolsas de intercâmbio?

 

Através de uma parceria com o Banco Santander, o grupo promove o programa Top España, que abre inscrições para estudantes realizarem intercâmbio na cidade de Salamanca na Espanha. Agora, sabe o que é mais legal? É que ainda dá tempo de você participar. A edição de 2022 está com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro de 2023. 

 

Então, tá esperando o quê para buscar a tão sonhada experiência internacional? Clique aqui para acessar o edital e ficar por dentro de todas as informações. Se tiver mais alguma dúvida, mande email para relacoesinternacionais@sereducacional.com .

 

Comentários