Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Cultura


Vai brincar carnaval? Confira dicas para aproveitar a festa sem prejudicar a saúde

Cuidando da saúde, o folião pode aproveitar mais o ciclo carnavalesco
Por: 17/02/2023 - 13:23 - Atualizado em: 17/02/2023 - 14:23
Brincar carnaval é bom demais. Mas, aproveitar com saúde, é melhor ainda. - Foto: Luís Fernandes

Escrito por: Gustavo Arland 

 

Após dois anos de saudade, o Carnaval voltou com tudo em 2023 com a promessa de trazer muita alegria, irreverência e emoção. Com a pandemia da Covid-19 que começou em 2020, as tradicionais festas populares foram suspensas, para evitar aglomerações e, consequentemente, o agravamento da transmissão do vírus. Com 82% da população brasileira vacinada com as três doses, agora o folião pode brincar o Carnaval tranquilo, já que as autoridades sanitárias autorizaram a festa. 

 

Que o carnaval é uma festa animada e cheia de energia, isso todos nós já sabemos. Porém, não podemos negar que as festas podem ser desgastantes para o corpo e a mente. Ao mesmo tempo que as pessoas vão se divertir, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, já que o risco de doenças e viroses aumenta no período carnavalesco. Pensando nisso, a gente trouxe algumas orientações para você cair na folia, preservando seu bem-estar. 

 

 

HIDRATE-SE 

 

Beba bastante água e outras bebidas sem álcool para manter-se hidratado. O calor e a agitação do carnaval podem levar a desidratação, o que pode causar problemas de saúde.

 

 

PROTEJA-SE DO SOL

 

Use protetor solar, chapéu e roupas leves para se proteger dos raios solares. Evite ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia.

 

 

ALIMENTE-SE BEM

 

Não pule refeições e escolha alimentos saudáveis para manter-se com energia. Opte por frutas, legumes e carboidratos complexos.

 

 

DESCANSE

 

Tente dormir bem à noite e faça pausas durante a festa para descansar. O cansaço excessivo pode levar a lesões e outros problemas de saúde. 

 

 

BEBA COM MODERAÇÃO

 

Se decidir beber, faça-o com moderação. O álcool pode desidratar o corpo e afetar a capacidade de julgamento, levando a comportamentos perigosos ou imprudentes.

 

 

USE PRESERVATIVOS

 

O carnaval pode ser um momento de encontros casuais, mas lembre-se de praticar sexo seguro. Use preservativos para prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

 

 

CUIDE DA SUA HIGIENE

 

Lave as mãos regularmente e leve lenços umedecidos para limpar as mãos e o rosto. Evite compartilhar objetos pessoais, como copos e garrafas.

 

 

Com essas dicas, você pode se divertir no carnaval, enquanto cuida da sua saúde e segurança. Lembre-se de aproveitar a festa com moderação e responsabilidade.

 

Comentários