Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


V Café Psicológico "Entre o Céu e a Terra" acontecerá na UNG

Evento gratuito de Psicologia será no dia 25 de março
Assessoria de Imprensa Por: Pâmela Vespoli 22/03/2017 - 14:22
mente pensando
O encontro será no anfiteatro F da Universidade UNG
No último sábado do mês de março, dia 25, haverá o V Café Psicológico de Guarulhos, às 14h, no anfiteatro F da Universidade UNG, localizada na Praça Tereza Cristina, 88, no Centro da cidade. A entrada é franca e aberta a todos que tiverem interesse no tema "Entre o Céu e a Terra", em que serão tratadas questões sobre o sagrado e profano de acordo com as vertentes psicológicas. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 pelo site: https://www.danielgilgomes.com.br/v-cafe-psicologico.
 
Eugência Cordeiro, professora de Psicologia da Universidade UNG e palestrante Café Psicológico, explicará sobre a importância e a responsabilidade do psicólogo clínico. "O encontro entre o analista e o paciente é um momento de sacro ofício e não de sacrifício. Devemos ser um instrumento da saúde mental que não pode ser profanado. Tem que ser ético, sigiloso e amoroso", diz a professora.
 
Ela promete trazer questões polêmicas de difícil abordagem para despertar a reflexão numa perspectiva junguiana do papel deste especialista e seus métodos de abordagem. Para isso ela falará sobre questões éticas, religiosas e comportamentais. "Entender o Sagrado e o Profano, as crenças e religiosidade do ser humano pode nos ajudar a compreender a dinâmica da psique. Isso nos auxilia no processo de cura psíquica", comenta a palestrante sobre a relevância do tema.
 
O Café Psicológico é um projeto idealizado pelo guarulhense Daniel Gil Gomes que percebeu em suas experiências profissionais como os psicólogos clínicos costumam ficar isolados e não dividir suas vivências. "A gente não precisa ficar só. Podemos ter um lugar para compartilhar conhecimento e ter acesso a outros profissionais". Gomes menciona que os incentivos para aprimorar o conhecimento na área são muito escassos em Guarulhos, muitos profissionais e estudantes têm que recorrer aos recursos das cidades vizinhas. Visando atender as necessidades dos mais de três mil psicólogos da cidade que nasceu o projeto.
 
Graças à contribuição de voluntários e ao trabalho do idealizador que clínicos do município poderão no próximo encontro fruir de um assunto tão efervescente. Como lembra Gomes, na psicologia questões religiosas não costumam ser analisadas, pois são na maioria das vezes encaradas como mito. Por isso ele deixa o convite: "há justamente uma frase de Santo Agostinho que diz, existem tantos mistérios entre o Céu e a Terra. E é exatamente disso que vamos falar", conclui.
 
Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:
 
Eugenia Cordeiro Curvelo
Atua na área clínica, psicoterapia analítica, com abordagem na Psicologia Analítica Junguiana há mais de 20 anos. Formada em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André e licenciada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista Junguiana, pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo.  Foi Analista Trainee do Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP em 2014. Professora de psicologia da Universidade UNG, possui experiência docente atuando nos seguintes temas: psicologia analítica, supervisão clinica, desenvolvimento das fases do ser humano e biografia humana.
 
Rejane Natel
Psicóloga Clinica, atuando em Consultório Particular. Especialista em Psicologia Junguiana (USF-2000). Mestre em Ciências das Religiões (PUC/SP-2003). Membro Didata IJUSP/AJB (Associação Junguiana do Brasil) - Filiada à IAAP-Zurique. Diretora Administrativa IJUSP ( Instituto Junguiano de São Paulo - 2016/2018). Professora Convidada UNISAL (Universidade Salesiana- SP)
 
 

Comentários