Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS/UNG entrega Plano Diretor de Biritiba Mirim

O projeto faz parte da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 22/12/2017 - 17:41
Imagem mostra autoridades durante entrega
O documento foi elaborado pelos estudantes da UNIVERITAS/UNG
Na última terça-feira (19), estudantes do curso de Turismo da Universidade UNIVERITAS/UNG entregaram o projeto do Plano Diretor de Turismo (também chamado de PDTur) da cidade de Biritiba Mirim, interior de São Paulo. O documento foi elaborado pelos estudantes do 4º semestre, sob a coordenação da professora Claudia Parra, e faz parte da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo.
 
Na primeira parte, os alunos realizaram pesquisa de gabinete; na segunda etapa conduziram pesquisas de campo, como condições geográficas, culturais e ambientais da região e, por último, o prognóstico. O resultado ainda será revisado e revitalizado, tendo sempre como agentes envolvidos o primeiro setor (Poder Público), a iniciativa privada, a comunidade diretamente atingida, as instituições de ensino e o terceiro setor.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Turismo da Universidade UNIVERITAS/UNG, Claudia Parra, quando trabalhamos ações pautadas em planejamento, os resultados são garantidos. “Oferecer um Pdtur a um município é oportunizar aos seus moradores a efetiva qualidade de vida, através do turismo, onde é possível gerar renda, movimentar a economia, a educação, entre outros setores que se envolvem indiretamente com o turismo”, explica. 
 
O Plano foi recebido pelo prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar, pelo secretário de turismo, Juniel da Costa Camilo e pelo secretário da agricultura, Jonne Cesar Ferrari. Participaram da cerimônia, o vice-reitor, Eloi Lago, João José Samarão Gonçalves, diretor de área de ciências humanas e sociais, entre outras autoridades e convidados. Agora, o prefeito encaminhará o plano diretor de turismo a Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores. O próximo passo é a transformação em lei.
 
O curso de turismo já realizou Planos Diretores nas cidades de Santa Isabel, Nazaré Paulista, Mairiporã e Bom Jesus dos Perdões. “Com esses projetos, os alunos tem a oportunidade de vivenciar na prática, a experiência criada a partir desta proposta, que gera expectativas reais de mercado, inclusive o desejo de se aprofundar na área de gestão pública. Somos referência no Estado de SP e reconhecidos por autoridades do setor”, conclui a professora. 

Comentários