Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS Rio comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Assessoria de Comunicação Por: 25/03/2019 - 16:26
A imagem mostra um microfone
UNIVERITAS Rio comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Por Juney Freire

Com o objetivo de debater a diferença racial no seio da sociedade brasileira, a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas realiza a palestra “Contra Discriminação Racial” na próxima quinta-feira (28), às 18h20, no anfiteatro da unidade Flamengo.

O evento é aberto ao público e será conduzido pelo palestrante e professor da casa, Renato de Paulo. Fisioterapeuta, Doutor em Neurociência (Empire College London) e Mestre em Bioquímica Médica (UFRJ), é fundador do Instituto Reabilitarte, pesquisador da UFRJ e viaja o Brasil fazendo divulgação científica sobre a fisioterapia como reabilitação de doenças neurológicas.

Entretanto, para conquistar tamanho currículo, enfrentou preconceitos associados à sua raça. Negro, Dr. Renato conta que os preconceitos nunca o paralisaram, mas ocorreram de maneira discreta. “Certa vez, cheguei a uma universidade para lecionar e as pessoas ainda não me conheciam, então, foi solicitado, educadamente, que eu saísse da sala dos professores”, conta.

Do mesmo modo acontecia no hospital e em outros lugares por quais passava. Tais atitudes, o motivaram a mostrar que ainda é necessário o debate sobre questões raciais na academia, já que acredita ainda ser superficial nas faculdades do Brasil.

“Precisamos realizar mais atividades de inclusão e fazer negros e outros grupos minoritários se sentirem pertencidos. A mulher negra ainda é minoria na universidade e o homem negro é o que mais morre enquanto jovem. São talentos desperdiçados pela falta de oportunidade e incentivo”, explica o professor.

A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional Contra Discriminação Racial, comemorado em 21 de março.

 

Comentários