Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS promove palestra sobre Autismo e Inclusão Social

Programação do evento contou com momentos de discussão acerca da condição e também com depoimentos
Por: 05/04/2017 - 14:13 - Atualizado em: 06/06/2017 - 13:56
palestra
Objetivo do evento foi desmistificar e conscientizar sobre o Autismo

Por Bruna Victória

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o corpo docente da UNIVERITAS, em parceria com o Centro de Apoio a Inclusão Social (CAIS), promoveu na manhã desta quarta-feira (05), um circuito de palestras sobre a condição que desperta tantas dúvidas.

Abrindo a palestra, a jornalista Ciça Melo, mestre em psicologia comportamental e conselheira da ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) explicou as características dos autistas e reforçou o apoio que precisa ser dado por parte da sociedade. “Não adianta ser apoiador apenas nas redes sociais, está na hora de se mexer e não somente falar o que deve ser feito. Essa mudança precisa acontecer principalmente em relação à inclusão da pessoa com deficiência”, defende.

Uma das palestrantes, Andressa Leal, que é pedagoga formada pela UERJ, contou sobre sua experiência. Ela é portadora da Síndrome de Asperger, uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal. A pedagoga quis quebrar o conceito de que autistas serão sempre dependentes dos pais.  “O autista adulto, dependendo do grau, vira outra pessoa após anos de terapia, tratamento intensivo e acúmulo de experiências. De toda forma, tive que aprender e agradeço demais a todos que caminharam comigo. Essa Andressa que vocês estão vendo é diferente da que conversa à dois, da que fica em casa... eu aprendi a controlar meu subconsciente. Não tenho orgulho de ser autista, tenho satisfação de ser quem me tornei”, completou Andressa.

Médicos-psiquiatras e advogados também palestraram com objetivo de conscientizar diferentes âmbitos da sociedade que convivam com o autismo, e que diversos graus da condição permitem o desenvolvimento e a autonomia da pessoa portadora.

Sobre a UNIVERITAS:

Presente em mais de 15 cidades pelo Norte e Nordeste do Brasil, em uma base consolidada de mais de 150 mil alunos, o Grupo Ser Educacional começa a expansão de suas universidades para o Sudeste. No Rio de Janeiro, o Grupo mantém a UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, que conta com mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação. Visite o site oficial www.univeritas.com ou ligue (21) 2225-5877 e saiba como ingressar.

Comentários