Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS abre curso de Gestão em Cultura Popular Brasileira

Pós-graduação presencial com duração de 18 meses é inédita no país
Assessoria de Comunicação Por: Bruna Victoria 20/07/2017 - 14:44
Imagem mostra mapa do Brasil com diversos aspectos da cultura nacional
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone ou pelo site
A UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, já iniciou o projeto de pós-graduação presencial no campus do Flamengo e nesse semestre trouxe um curso inédito: Gestão em Cultura Popular Brasileira. Criado pelo coordenador dos cursos de saúde do centro universitário, e também é pesquisador e jurado da LIERJ - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Alexandre Gonçalves, o curso tem duração de 18 meses e visa destacar a riqueza e a diversidade cultural presentes no panorama da cultura brasileira.
 
Segundo o professor Alexandre, o mercado cultural necessita de profissionais que entendam do assunto. “O gestor em cultura popular é um profissional instruído, que sabe buscar recursos, patrocínios, além de ser capaz de prestar contas”, afirmou. Ainda segundo Alexandre, o aluno pós-graduado saberá sobre todas as culturas existentes no Brasil. “Dentre os módulos disponíveis, há cadeiras que ensinam o aluno o que é cultura e folclore e as diferenças entre ambos, além da riqueza da cultura indígena, africana e religiosa no cenário brasileiro”, completa Alexandre.
 
O curso traz em seu corpo docente a presidente da Sebastiana – Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade , Maria Rita Fernandes, o vice-presidente Jorge Sápia; o carnavalesco e pesquisador Alex de Oliveira; Mariana Várzea, da Secretaria Estadual de Cultura do RJ; Teresa Piva, jurada da LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; o pesquisador teatral Ruidglan Barros; Helder Carneiro, coordenador de cultura de Muriaé; a bailarina Vera Aragão; José Antônio Rodrigues, coordenador do Plumas e Paetês Cultural;  João Gustavo Melo, do Departamento Cultural do Salgueiro, entre outros.
 
O destaque do corpo docente vai para a carnavalesca Rosa Magalhães, que já fez parte da equipe das escolas de samba cariocas, São Clemente, Imperatriz, Vila Isabel, e hoje completa o elenco da Portela, substituindo o carnavalesco Paulo Barros. “Começamos sem instrução, fizemos produções grandes sem saber como gerir, quebramos a cara diversas vezes pois não sabíamos a lei, então é ótimo ter um curso que leve a pessoa pelo caminho mais organizado”, reforça Rosa.
 
As aulas serão quinzenais aos sábados, no campus Flamengo da UNIVERITAS (Rua Marquês de Abrantes, 55). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (21) 2225-5877 e pelo site univeritas.com.  

Comentários