Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNG ocupa a 4ª posição no ranking das melhores Universidades do Brasil

A classificação é elaborada a partir de um número mínimo de publicações científicas entre 2015 e 2019
Assessoria de Comunicação Por: 15/06/2021 - 08:35

O GRAS, Ranking Mundial das Universidades e de Disciplinas Acadêmicas de 2021, listou pelo segundo ano consecutivo a UNG entre as 4 melhores Instituições de Pesquisa do Brasil (juntamente com a USP, UNICAMP e UNESP) e as 100 melhores do mundo na área de “Dentistry e Oral Sciences”  

 

Segundo Marcio Magera, Pró-reitor de Pesquisa da UNG, a Instituição é a única particular de ensino superior no Brasil que possui um Programa de Pós-Graduação de excelência em Odontologia. “A nota seis de excelência foi atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação, e nos colocou no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.  A colocação no GRAS confirma essa excelência e indica que nosso Programa de Pós-Graduação em Odontologia não está somente entre os melhores do Brasil, mas entre os melhores do mundo”.  

 

O GRAS está desde 2009 sob responsabilidade da ShanghaiRanking Consultancy, organização independente que se dedica à pesquisa sobre inteligência e consultoria no ensino superior. Um dos objetivos do Ranking é identificar as melhores Universidades do mundo em 54 disciplinas. As Instituições que foram incluídas no ranking tinham um número mínimo de publicações, fruto de pesquisas realizadas entre 2015 e 2019. A classificação utiliza uma gama de indicadores acadêmicos objetivos e dados de terceiros para medir o desempenho das Universidades nas respectivas disciplinas, incluindo: produção de pesquisa (Q1), influência de pesquisa (CNCI), colaboração internacional (IC), qualidade de pesquisa (Topo), e prêmios acadêmicos internacionais (Prêmio).   

 

“É gratificante receber esse reconhecimento internacional pela qualidade e impacto dos nossos estudos científicos. Somos referência mundial em pesquisa na odontologia, principalmente nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.  Os estudos realizados na UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites, peri-implantites e de outros problemas bucais em todo o mundo. Nossas pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA)", finaliza a Dra. Magda Feres, coordenadora do Programa.   

 

Pesquisadores da UNG estão entre os mais influentes do mundo    

 

Três docentes da UNG estão entre o seleto grupo de pesquisadores mais influentes do mundo na área “Dentistry", segundo pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos. O ranking classifica cientistas com base nos artigos científicos publicados em todo o mundo até 2019. O resultado do estudo foi publicado recentemente pelo Journal Plos Biology, que pertence à biblioteca pública de ciências dos EUA.     

   

A lista dos cientistas brasileiros mais influentes do mundo em 2019, inclui os professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG, Magda Feres, ocupando a 22ª na classificação; Poliana Mendes Duarte (27ª) e Jamil A. Shibli (44ª) - entre os brasileiros citados na Odontologia.     

 

Comentários