Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNG em Itaquaquecetuba promove 5ª Semana Acadêmica de Pedagogia

Programação do evento segue até a próxima sexta-feira (28)
Assessoria de Comunicação Por: 27/04/2023 - 11:13
Como tema “Revisitando Balizas Pedagógicas: aquém e além do ensinar, cuidar e educar”
UNG promove, até a próxima sexta-feira (28), a 5ª Semana Acadêmica de Pedagogia

Por: Aline Pinho

A Universidade Guarulhos (UNG) em Itaquaquecetuba promove, até a próxima sexta-feira (28), a 5ª Semana Acadêmica de Pedagogia com mesas-redondas e apresentação de pesquisas. A programação, que acontecerá no campus localizado na Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia, traz como tema “Revisitando Balizas Pedagógicas: aquém e além do ensinar, cuidar e educar”.

Durante a abertura, que ocorreu na última segunda-feira (24), às 19h30, o evento recebeu a secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, professora Maria Cristina Perpétuo, para falar sobre “Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba: demandas, equipamentos, projetos e a questão pedagógica”.

Nesta terça-feira (25), às 19h30, a programação seguiu com a mesa-redonda “Corpos que Dançam: atitudes rítmicas, memórias e saberes negligenciados na escola”, sob mediação do professor da UNG e doutor em História Social, Elizeu de Miranda Corrêa. O debate contará com a participação dos professores doutores Yaskara Donizeti Manzini (UNESP / UNICAMP) e Kátia do Anjos (SENAC Santo Amaro).

Já na quarta-feira (26), às 19h30, a mesa-redonda abordou o tema “Na Periferia se Aprende? Estereótipos, determinismos e mito redutores”, com os professores doutores Vagner Aparecido Marques (UNISUMARÉ) e Denise Almeida Prado (Centro Universitário Brás Cubas). A mediação será feita pelo professor da UNG e doutor em História, Fabrício Herberth de Souza Teixeira.

O evento na quinta-feira (27) será voltado para a apresentação das pesquisas “A importância da Letra Cursiva na Alfabetização”; “O papel do Professor na formação do leitor nas séries iniciais”; “O Ensino de História nos anos iniciais”; “O Despertar dos Contos de Fadas: reflexão acerca de suas contribuições para o processo de aprendizagem na Educação Infantil – G5”; e “‘Um Caminho Não Tão Suave’: a aplicação de métodos de alfabetização e letramento com alunos da escola pública”. Na sexta-feira (28), a programação contará com apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

A coordenadora do curso de Pedagogia da UNG em Itaquaquecetuba, Nadir Godoi, explica que a proposta do evento é trazer profissionais da área para ampliar o diálogo com os alunos e sociedade. "A programação está muito interessante, pois reúne educadores com diferentes olhares para possibilitar um momento acadêmico de trocas de experiências e aprendizagens, além de promover a interação das pesquisas realizadas pelos alunos para a conclusão do curso", ressalta.

 

Comentários