Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


Um último impulso

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 12/04/2023 - 15:35
Em muitas situações na vida, por mais que se tente, os fracassos e as perdas tiram a motivação de seguir tentando alcançar um objetivo. No entanto, é nessas horas que é preciso reforçar o senso de compromisso, determinação e foco, reunir as últimas forças e tentar novamente. Muitas vezes, o que falta para a conquista é muito pouco comparado a todo o caminho já trilhado e seria um desperdício abrir mão de todo o esforço empreendido.
 
Há objetivos na vida que podem ser realmente difíceis de realizar. Mas sonhos grandes estão aí para se cumprirem. E é sempre bom lembrar: não é porque algo parece difícil que seja impossível. Ora, o impossível é, na verdade, composto de várias partes possíveis. Vale refletir, portanto, que microconquistas serāo conquistas para um grande desafio. Organizar o pensamento desta forma ajuda a controlar a ansiedade e diminuir a sensação de “não vou conseguir”, uma vez que dá um panorama geral mais claro do caminho a ser trilhado para a concretização de uma meta maior. É como uma grande escada. Ela é composta por vários degraus e passar por cada um deles é essencial para chegar ao topo. Às vezes, é até possível pular alguns, mas não muitos.
 
E mais: o momento em que os pensamentos de fraqueza e desistência se apoderam da mente é, normalmente, o que antecede a vitória. Por isso ser tão importante não desistir, mas persistir no propósito. Digo sempre e friso: quando se abre mão de um objetivo, deixa-se de lado também tudo mais que vem com ele. Se você continuar em frente, quais serão os ganhos? Certamente, muito maiores do que se parar. É uma conta simples, no fim. Não vale desistir de um sonho por conta de adversidades, por piores que sejam. É preciso avaliar bem. Uma última tentativa, um último esforço, pode ser a diferença entre a decepção e a glória.
 
Sonhos não existem para serem abandonados. Pelo contrário, devem se tornar realidade. Para não desistir de um sonho, ele tem que se tornar um propósito de vida, uma decisão consciente e determinada. Sonho é escolha. Quando se tem a plena certeza de que aquele objetivo é um propósito forte, nada impedirá sua realização. E, ao menor sinal de fraqueza, basta lembrar: mais um impulso.

Comentários