Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Tendências para o empreendedorismo em 2023 são ferramentas contra crise

Confira em quais áreas os empreendedores podem apostar. Considerado um dos maiores empreendedores do Brasil, o empresário Janguiê Diniz revelou as suas projeções para o mundo dos negócios
Assessoria de Comunicação Por: 29/12/2022 - 16:36 - Atualizado em: 05/01/2023 - 11:04
Ano novo é período de realizar planos e traçar metas. A época é propícia para mudanças de hábito, consumo e de carreira. Nos últimos anos, o exponencial crescimento do mercado digital impulsionou diversos segmentos e potencializou o empreendedorismo no Brasil, o que colaborou para o surgimento de novos negócios. 
 
Além disso, a necessidade também é um fator preponderante para motivar os empreendedores. Já que a atividade se mostrou uma solução para alguns trabalhadores permanecerem ativos de forma autônoma - uma estratégia contra o desemprego no pico da pandemia da Covid-19, que afetou 14 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, gerando renda e melhorando as condições financeiras da família.  
 
Ou seja, em geral, quando a economia está estagnada ou passando por problemas, empreender se torna uma das principais saídas. Para 2023, pesquisas do mercado dos negócios demonstram que as tendências de empreendedorismo que se destacam para o próximo ano são aquelas ligadas a contextos tecnológicos, saúde, consciência ambiental e logística.  
 
Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta algumas áreas que vão ser tendência em 2023. Estão entre elas:  
 
Infoprodutos 
 
Produtos de informação são materiais criados e distribuídos em formato digital, geralmente cursos online, ebooks e mentorias, por exemplo. 
 
É um mundo cheio de possibilidades. O vídeo é a principal ferramenta para a comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais.  
 
Para isso, é preciso conhecer seu público, conhecer seu produto, seus talentos, os aspectos interessantes que você tem a oferecer que podem ser rentabilizadas através de custos de acesso e até futuros patrocínios e parcerias com outras empresas. 
 
Delivery 
 
Setor que cresceu exponencialmente por conta da pandemia. Porque o que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade e, hoje, é quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. À medida que as compras on-line se impuseram durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega.  
 
Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Mesmo que as atividades presenciais retornem gradativamente, ainda há muito mercado a ser explorado para garantir que os serviços continuem melhorando. 
 
Tecnologia 
 
Com a aceleração da força do ambiente digital, muitas empresas, de todas as esferas, precisam se reinventar digitalmente, e isso também pode acontecer com o seu empreendimento. 
 
Um desses diferenciais é o omnichannel, que é a tendência de tentar estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. Agora, as tendências mudaram, porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais ou plataformas de vendas é um desafio para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes, então menos é mais. Aposte nos canais certos.  
 
Por tudo isso, 2023 promete ser um bom ano para quem deseja abrir o seu negócio, é o que também garante Senyr Arruda, analista do Sebrae. “Estamos saindo da pandemia e 2023 vai ser um ano bem interessante, principalmente em alguns segmentos de negócios”, disse.  
 
“Aquele consumo que estava represado, se concentrando em delivery, compras online, e-commerce, ele agora está voltando para a forma física também. Então, temos um público que gosta de ir ao local, mas não estava fazendo esse tipo de compra”, completou. 
 
Para se ter uma ideia, somente o primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no País e de acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, mais de 4 milhões de companhias foram abertas em 2021, um recorde desde 1931, ano em que houve o início dos registros. Ou seja, o momento se mostra positivo para quem almeja empreender. 
 
Segundo o economista Sandro Prado, é importante examinar com atenção a área à qual pretende investir o seu empreendimento para assim alcançar o resultado esperado. “O ideal é que o empreendedor estude muito, ou seja, faça uma análise minuciosa e pormenorizada do mercado, dos seus concorrentes, dos seus possíveis clientes e possa assim criar diferenciais competitivos sólidos para ocupar seu espaço no mercado”, indicou. 
 
As projeções de uma referência em empreendedorismo 
 
Fundador do grupo Ser Educacional, empreendedor e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, o empresário Janguiê Diniz revelou, com exclusividade, suas projeções para o empreendedorismo em 2023. Confira: 
 
O ano 2023 será um bom ano para empreender? Por quê? 
 
Todos os anos são bons para quem é um empreendedor de verdade e tem a determinação para superar as adversidades, porque elas sempre existirão, em maior ou menor grau. Mas, eu acredito que 2023 será um bom ano, sim, se o Brasil mantiver a recuperação econômica que vem apresentando nos últimos meses. Superamos a pandemia da Covid-19, então, agora as empresas podem retomar e expandir suas operações. Mas, é sempre bom lembrar que quem faz o ano bom para empreender é, principalmente, o próprio empreendedor. 
 
Quais as tendências o senhor enxerga para o empreendedorismo em 2023? 
 
A maior tendência é apostar no digital. Costumo dizer que quem não está no digital já morreu ou vai morrer em breve. Não dá mais para ignorar o e-commerce, pois é no ambiente on-line que grandes oportunidades residem. É preciso que o empreendedor analise de que forma ele pode usar a internet para expandir seu negócio: pode ser montando um grande site, mas pode ser também utilizando as redes sociais e o WhatsApp para conquistar e fidelizar clientes, por exemplo. O importante é que implemente as ferramentas digitais na empresa. 
 
Qual são os principais passos para quem deseja empreender em 2023? 
 
O primeiro passo é sempre a decisão de mudar de vida. Quando a pessoa toma a decisão resoluta e internaliza essa escolha, a mente e o corpo trabalharão em conjunto no sentido de concretizar esse desejo e todos os seus sonhos. Daí para frente, é preciso planejar, se preparar e agir, com determinação, foco e obstinação, para conseguir alcançar os objetivos que tiver estabelecido. 
 
Qual é a dica que você dá para quem quer empreender em 2023? 
 
A principal dica é que é preciso ser um verdadeiro obstinado imparável, não se abalar por nada, ser resiliente e muito determinado. Vão existir dificuldades no caminho, muitos obstáculos, até derrotas, mas será preciso saber conviver com eles e torná-los degraus de subida. A vida do empreendedor realmente não é fácil, mas conquistar o sucesso e a prosperidade, e até a riqueza financeira, é bastante recompensador. 
 
Janguiê Diniz é também um dos palestrantes confirmados na segunda edição do Godigital Festival, o maior festival de empreendedorismo e marketing digital da América Latina, onde irá dar dicas e revelar os segredos para quem deseja empreender em 2023. Além do fundador do Grupo Ser Educacional, estarão presentes no festival alguns dos maiores especialistas em marketing e empreendedorismo do Brasil, como Joel Jota, treinador de Alta Performance e ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação, o professor e empresário Gilberto Augusto, Wendell Carvalho, especialista em desenvolvimento pessoal e mudança comportamental, Carol Paiffer, CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito, bem como Carlinhos Maia, um dos maiores influenciadores digitais do mundo. 
 
Os ingressos já estão à venda no site do festival. Para conferir a programação, as opções de planos e ingressos do evento acesse: www.godigitalfestival.com. O Godigital Festival - uma realização da GodigitalEdu, plataforma de criação, desenvolvimento e lançamento de produtos digitais - ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco. 

Comentários