Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Seu primeiro currículo em 5 passos

Elaborar um currículo, quando não se tem experiência profissional, pode parecer difícil, mas não precisa ser. Confira
Por: Paula Brasileiro 23/08/2017 - 15:45
Confira essas dicas e se jogue no mercado de trabalho
Confira essas dicas e se jogue no mercado de trabalho

A entrada no mercado de trabalho traz inúmeros desafios. O primeiro deles é elaborar um bom currículo, afinal, é ele quem abrirá as portas das oportunidades para os novos profissionais. A tarefa pode parecer difícil quando não se tem experiência, mas não impossível. Confira essas dicas e prepare o seu passaporte para a vida profissional.

 


Objetivo

Especifique qual seu objetivo no mercado de trabalho. O recrutador precisa saber sobre suas aspirações e avaliar se estão de acordo com o que a empresa procura. Elabore um currículo específico para cada oportunidade, sempre explicitando seus objetivos de forma clara e direta.

Histórico acadêmico

Coloque as informações sobre sua formação acadêmica, sempre do curso mais recente para o mais antigo. Lembre-se de colocar o nome da instituição onde realizou o curso e o ano de conclusão. Preocupe-se em colocar as experiências de ensino que tenham relação com a vaga pleiteada.

Trabalhos acadêmicos

Você pode listar alguns trabalhos realizados durante os estudos, assim como publicações e projetos, desde que estejam dentro da área da oportunidade que você busca. Cuidado para não colocar informações que não serão úteis para o recrutador.

Voluntariado

Falar sobre suas ações voluntárias definitivamente contará pontos positivos para você. Responsabilidade social é um ponto bastante valorizado nas empresas atualmente.

Visual

Na falta de experiências a serem listadas, alguns candidatos acabam enchendo o currículo de atrativos visuais e informações irrelevantes como número de documentos, recomendações e até assinatura. Um currículo objetivo certamente chamará mais atenção. Um layout simples com informações diretas e bem revisadas (cuidado com a ortografia) mostrará que você está atualizado e atento às necessidades básicas do mercado.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente qual sua maior dificuldade na hora de elaborar o currículo.

Comentários