Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


A saúde dos seus dentes começa no seu prato

A alimentação influencia diretamente na sua saúde bucal. Entenda como isso acontece
Por: Paula Brasileiro 19/05/2017 - 12:00 - Atualizado em: 19/05/2017 - 12:17
O que você come influencia na sua saúde bucal. Entenda como isso acontece
O que você come influencia na sua saúde bucal. Entenda como isso acontece

Uma boa escovação e o uso do fio dental não são suficientes para garantir a saúde bucal. O que você coloca no seu prato, nas refeições, também pode influenciar na boa aparência e resistência dos seus dentes. É importante manter uma alimentação balanceada e escolher os alimentos de forma consciente para que o seu corpo, inclusive a boca, sejam beneficiados.

A UNG oferece o curso de Odontologia. Clique aqui e saiba mais.

O açúcar é um dos principais vilões da saúde bucal. Classificado pela odontologia como 'alimento adesivo', ele é o responsável maior por causar cáries e mau hálito por seu alto poder de aderência aos dentes. Já os alimentos ácidos - como as frutas cítricas, seus sucos e, também, refrigerantes favorecem a erosão dentária, um desgaste no esmalte, camada que reveste o dente.

Para manter a saúde bucal em dia, é preciso manter uma alimentação balanceada, rica em minérios. Alimentos com predominância de cálcio (leite e seus derivados), garantem dentes fortes; para mantê-los sempre limpos o indicado são as fibras - que demandam mais esforço durante a mastigação o que acaba arrastando as impurezas acumuladas na boca; e, para uma gengiva bem cuidada, é indispensável o consumo de vitamina C e alimentos ricos em ferro.  

                         

Palavra de profissional

A Dra. Poliana Mendes Duarte, professora da Pós-Graduação em Odontologia da UNG, fala sobre a relação entre alimentos e a saúde dos dentes: “É importante ressaltar que tanto o benefício quanto o prejuízo que um alimento pode causar na cavidade bucal estão associados à frequência e quantidade de ingestão do mesmo bem como a outros fatores como, por exemplo, hábitos de higiene bucal.”

Ela também orienta sobre um problema bem frequente e que costuma causar bastante incômodo nas pessoas, a halitose: “A halitose ou mau hálito pode ser causada por inúmeros fatores, podendo ser fisiológica, patológica, transitória ou crônica. Alguns alimentos e temperos, como alho e cebola, podem causar uma halitose temporária que desaparece após algumas horas. Doenças sistêmicas não tratadas como o diabetes e o hábito de fumar também pode induzir um mau hálito característico. Entretanto, é importante ressaltar que as principais causas de halitose são as doenças bucais, especialmente as doenças periodontais. Isso ocorre pois as bactérias que causam as doenças periodontais (gengivite e periodontite) liberam alguns compostos malcheirosos. Essas bactérias podem estar na placa bacteriana associada ao dente ou na língua. Logo, uma grande parcela dos casos de halitose pode ser evitada por meio de visitas periódicas ao dentista para fazer diagnóstico e tratamento das doenças periodontais e por meio da escovação adequada  de dentes e língua adequadamente.”

Por fim, a Dra. Poliana dá as orientações para manter os dentes e a boca saudáveis: “As principais dicas para manter saúde bucal são: escovar os dentes e passar fio dental diariamente, fazer visitas periódicas ao dentista, manter uma alimentação saudável e não fumar. Além disso, manter a saúde geral também é importante pois algumas doenças como o diabetes e a obesidade podem prejudicar a saúde bucal.”


Gostou das dicas? Conta pra gente como você cuida da sua saúde bucal.

 

Comentários