Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba tudo sobre coach e quando você deve procurar o serviço de um

O profissional que faz o coaching não é psicólogo, muito menos faz milagres. Responsável por utilizar técnicas e métodos que auxiliam outros profissionais em suas carreiras, o coach pode realizar diversos procedimentos, de acordo com a necessidade do cliente. Confira na matéria mais sobre a profissão
Por: Camilla de Assis 18/01/2017 - 00:00 - Atualizado em: 18/01/2017 - 09:46
Foto: Freepik
Saiba como o coaching vai ajudar na sua carreira e na sua vida pessoal
Você sabe o que faz um coach? Esse profissional é responsável por auxiliar outros profissionais nas reciclagem, construção ou aprimoramento das suas carreira. A função está cada vez mais em alta no mercado, tendo em vista que 77% dos profissionais brasileiros acreditam que utilização do coaching (processo realizado pelo coach) por seus chefes é eficiente e otimiza o ambiente de trabalho, segundo a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching)
 
Os tipos de coachings mais comuns são o Life (desenvolvimento pessoal e profissional); coaching de carreira (uma área específica para as pessoas que buscam autoconhecimento suficiente para fazer escolhas inteligentes e, com isso, serem bem sucedidas); o Executive coaching (que trata do desenvolvimento de competências como fonte de geração de resultados corporativos); o leadership coaching (para desenvolver habilidades específicas de liderança e com isso promover resultados corporativos); e o Business coaching (para desenvolver no dono de negócios as competências essenciais para colocar o negócio em alta performance, promovendo crescimento lucrativo).
 
Mas quando é a hora de procurar um coach?
 
Não existe “quando procurar”, mas “quem procurar”, sugere a partner da SBCoaching Veridiana Cavalheri. “O fato é que não nos conhecemos o suficiente e isso faz com que atuemos contra a nossa própria felicidade e desempenho. Então, desde cedo, o coaching pode ser implementado nas escolas, no início de uma carreira profissional, no alinhamento de um gestor, em um relacionamento que busca felicidade, em uma empresa que busca crescimento lucrativo, em um mundo que busca ser melhor do que ontem”, explica.
 
O coaching é uma prática destinada a construir seres humanos bem-sucedidos. E quem não quer ser uma pessoa de sucesso, não é mesmo? Então, a contratação de um coach está associada a se você quer buscar um novo desafio na vida - ou até mesmo quando não existe essa necessidade - ou quando quiser evoluir e buscar e promover inspiração; você pode procurar um coach.
 
Qual tipo de coach deve ser procurado?
 
O coach a ser buscado é aquele que tiver congruências nas informações que ensina e nas atitudes do dia a dia. “Busque um profissional coach que realmente faça coaching – o que não é terapia, aconselhamento, mentoria. Coaching é um processo de autopercepção, auto realização, autodirecionamento e conquistas”, aconselha Veridiana Cavalheri.
 
Além disso, não se engane quanto ao cargo do coach. Não é pelo fato de que ele ocupa uma função de gerência, por exemplo, que se torna inapto a praticar o coaching com alguém que é diretor ou presidente. “Independente da profissão e da experiência do coach, o método usado por ele terá potencial para gerar resultados, pois as ferramentas que em sua essência têm o objetivo de dar clareza, autoconhecimento, autodirecionamento e auto realização, não depende da visão de um especialista, mas do próprio coachee [pessoa que passa pelo coaching] e de um método que proporcione isso”, revela Cavalheri.
 
 
Então, se você está em busca de coaching, não esqueça de duas coisas: o coach é seu “treinador” pessoal e profissional, não um psicólogo; e seja gerente, diretor, CEO ou qualquer outra função de uma empresa, um coach com boas procedências está apto a utilizar suas técnicas e métodos para “treinar” você.
 
Além disso, você também deve estar atento aos detalhes. As sessões com um coach NÃO podem ser realizadas em grupo. Não existe coaching coletivo. Cada pessoa tem suas particularidades, carreiras e personalidades, não é? Então o tipo de treinamento feito deve ter métodos que se moldem a cada um. Faça uma escolha cuidadosa do seu mentor e boa sorte!
 

Comentários