Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba quais cursos de aperfeiçoamento te garantem emprego

Por conta da grande dificuldade de inserção do mercado de trabalho, muitos profissionais buscam nos cursos de qualificação uma porta de entrada em um emprego. Confira os melhores para isso
Por: Camilla de Assis 27/07/2017 - 11:52 - Atualizado em: 21/08/2017 - 08:11
Aperfeiçoamento
Aperfeiçoamento
Com o desemprego em alta, as taxas de pessoas que buscam por uma oportunidade de inclusão no mercado de trabalho são grandes. Para que isso se realize, muitas optam por fazer cursos de aperfeiçoamento. Segundo estudo levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início deste ano, 40,2 milhões de pessoas têm interesse em qualificação profissional.
 

 
As capacitações são maneiras de se reciclar e de se manter atualizado sobre o que é praticado no dia a dia corporativo. Segundo a consultora profissional de Recursos Humanos e professora Soraya Matos, é importante ter cursos que sejam ampliadores da visão de mundo do profissional. “Com determinados cursos, o trabalhador vai se desenvolver, se equalizar, vai ampliar seu network e ver onde precisa melhorar e onde precisa desenvolver”, explica a especialista. Confira abaixo as áreas dos cursos que devem ser seguidas:
 
Liderança
Nesta capacitação, o profissional vai aprender a lidar com gestão e ser um bom líder caso venha a comandar uma equipe. Cursos nessa área são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades de comando.
 
Gestão de Projetos
Diferentemente da elaboração, o profissional vai saber como gerir e como conduzir projetos que sejam estratégicos para a empresa.
 
Gestão Financeira
Este curso é fundamental para o controle dos gastos, do volume de dinheiro, de movimentação financeira, entre outros.
 
Inteligência Emocional
Ter inteligência emocional é um dos principais requisitos para ter uma boa carreira, atualmente. Inteligência emocional é saber lidar com situações profissionais sabendo separar a vida de trabalho da vida pessoal. Nós já falamos sobre o assunto aqui.
 
Gerenciamento Estratégico
Estratégias são muito importantes para uma empresa conseguir desenvolver seu projetos e alcançar metas. Um aperfeiçoamento em gerenciamento estratégico é, com certeza, um diferencial para o profissional.
 
Áreas de atuação do cérebro
O ser humano está sempre em busca de descobrir mais e mais sobre como funciona a mais poderosa máquina: o cérebro. Por isso, assuntos que liguem o órgão são de extrema importância até mesmo para o desenvolvimento de habilidades de liderança, estratégia e conhecimento. Neurociência e neurofeedback estão entre os principais cursos.
 
Pelo fato da vasta gama de cursos que os profissionais podem fazer para se qualificar e/ou reciclar, é preciso saber realmente o que se quer com as capacitações. “É necessário ter um propósito e não apenas fazer um curso por fazer. É preciso que o profissional se pergunte ‘o que eu quero após isto?’, ‘o que eu pretendo com este curso?’, ‘quais passos eu devo dar após terminá-lo?’. Por isso, se deve ter responsabilidade na escolha”, esclarece Soraya. 
 
Embora muitos cursos possam ser feitos que capacitem o profissional de maneira mais geral, é importante também não esquecer das qualificações mais específicas de acordo com as áreas de atuação. Por exemplo, o trabalhador que atua na área de Jornalismo pode se capacitar em áreas de gestão, como também em jornalismo digital. “Um curso não irá anular o outro. É ainda melhor porque mostra o interesse de qualificação”, explica a professora Soraya.
 
Gostou das dicas? Qual curso de aperfeiçoamento você pretende fazer? Conte pra gente!

Comentários