Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba como um estudante mudou de vida através da educação

Por: 28/04/2022 - 09:11
A educação tem o poder de mudar vidas. Conheça histórias inspiradoras!
Foto: Pixabay

Por Lara Tôrres

Dia 28 de abril, é celebrado o Dia da Educação, estabelecido em função do Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano 2000. Uma data importante, uma vez que estudar, além de expandir os conhecimentos, pode transformar a realidade das pessoas, aumentando sua qualificação profissional e renda, elevando, assim, a qualidade de vida.

Não faltam exemplos da força transformadora que a educação exerce na vida das pessoas. Uma dessas pessoas é Arthur Victor Durval da Silva, de 22 anos, estudante de arquitetura de uma das instituições de ensino do Ser Educacional em Recife, Pernambuco. 

O incentivo que gera mudança de vida 

Pouco antes da Covid-19 chegar ao Brasil e modificar radicalmente a vida de todos nós, Arthur e sua mãe, a agente comunitária de saúde, instrumentadora cirúrgica e circulante de bloco cirúrgico, Telma Maria Silva dos Santos Durval, começou a vender açaí na porta da residência da família. 

O negócio, à época, era um pouco improvisado devido às condições físicas do espaço da casa. “A gente tirava o açaí da geladeira, preparava na mesa e entregava ao cliente na porta, era um transtorno”, conta Arthur. 

Essa realidade mudou quando uma professora da faculdade de Arthur solicitou um trabalho para a disciplina de Ergonomia do Ambiente Construído, área que visa adequar os ambientes às atividades desenvolvidas e aos anseios dos usuários. “Como não podíamos ir a estabelecimentos, a professora disse para a gente analisar algum cômodo de nossas casas para fazer o projeto. Peguei um espaço da casa, que dava para a rua, e passamos a entender o trabalho e a casa como uma loja”, disse o estudante.

Resultados surpreendentes

A modificação teve um resultado surpreendente, aumentando muito o número de vendas que a família realizava. O local passou a ser entendido pelos compradores em potencial não mais como um negócio realizado no ambiente doméstico, mas como uma loja. Assim nasceu a nova “Açaíteria da Telma”!

“Hoje temos 2 lojas, abrindo mais uma. Uma da minha mãe, outra minha e mais uma do meu irmão, todas nesse conceito que visa melhorar o trabalho e a positividade da gente”, relata Arthur, que relata uma melhora acentuada na estabilidade financeira de sua família.

Surgiu também um desejo de especializar-se mais no estudo de temas ligados a negócios, por meio de cursos de gestão e vendas, por exemplo.  “A educação nos faz ver oportunidades em coisas simples, e desde jovens tivemos uma visão de empreendedorismo. Minha mãe trabalha num bloco cirúrgico, mas mesmo assim não fica parada. Isso nos motiva a buscar oportunidades”, contou o estudante.

E você tem ou conhece alguma história de vida que tenha sido modificada pela educação? Conta nos nossos comentários!

Comentários