Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba como ser monitor(a) e as vantagens dessa atividade para graduação

Escrito por Maya Santos
Por: 03/05/2022 - 11:10 - Atualizado em: 03/05/2022 - 15:30
Saiba como ser monitor(a) e as vantagens dessa atividade para graduação
Fazer monitoria pode enriquecer o currículo do graduando. crédito: Pexels
Durante a graduação temos acesso a toda base teórica do curso escolhido, sobretudo nos primeiros períodos. Nesse meio tempo, é comum que os estudantes ao longo da formação queiram colocar na prática tudo que aprenderam na sala de aula. Para isso, existe a monitoria acadêmica
 
Mas você sabe qual objetivo dessa atividade e o como pode contribuir para o estudante de graduação? Continue a leitura que vamos explicar como tudo funciona!
 
 
Em resumo, a monitoria tem o propósito de estimular e aprofundar os conhecimentos dos estudantes na área acadêmica, além de melhorar o currículo do futuro profissional. “Com a monitoria o estudante desenvolve diferentes habilidades necessárias para o mercado de trabalho atual. Tais como comunicação, criatividade, organização, proatividade, pensamento inter e transdisciplinar, desenvolvimento de materiais didáticos, entre outros”, afirma Heytor Neco, professor de Parasitologia dos cursos de saúde da Uninassau, instituição de ensino do Ser Educacional, em Recife. 
 
E você deve tá se perguntando: ‘Ah, mas qual curso devo me candidatar à monitoria? Como fazer isso?’. Geralmente os professores notam o desempenho dos estudantes na disciplina e observam também o envolvimento do acadêmico nas aulas. Só por essa dica, acreditamos que você já se ligou que pode ter ou não o potencial para encarar esse desafio. 
 
Para muitos estudantes a monitoria acaba sendo o melhor momento do curso. “Fazer monitoria nos permite vivenciar parte da docência, nos proporcionando experiência e aprendizado mútuo, pois a arte de lecionar é uma via de mão dupla, ao passo que ensinamos, aprendemos”, destacou Patrick Maciel, estudante de Odontologia de uma IES do Ser Educacional. 
 
Como faço para atuar na monitoria?
 
Para te ajudar a entender o processo para tornar-se monitor, o professor Heytor Neco listou alguns pré-requisitos indispensáveis. Veja a seguir:
 
O estudante já tenha cursado e sido aprovado na disciplina;
Participar do processo seletivo de monitores que ocorre semestralmente, que geralmente consiste em provas teóricas e/ou práticas sobre os assuntos e, em alguns casos, entrevista;
Ter conhecimento prévio na disciplina e facilidade no entendimento do tema.
 
Atenção: Os editais de monitoria são semestrais! Busque a sua coordenação para mais informações, sobretudo em relação aos prazos de inscrição e divulgação dos resultados das seleções.
 
Afinal, o que faz um monitor?
 
O estudante vai passar a observar sua atuação como um multiplicador do saber e criar uma nova visão sobre a disciplina e dentre as suas atividades como monitor irá:
 
- Tirar dúvidas dos alunos;
- Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
- Participa de trabalhos e estudos em grupo;
- Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
- Aprende como é a rotina acadêmica dos professores.
 
 
Agora que você já sabe um pouco mais sobre monitoria acadêmica, que tal tentar esse desafio no próximo semestre? Olha que é uma oportunidade muito boa para deixar seu currículo ainda mais rico! Pensa e conta pra gente essa nos comentários a tua experiência!

Comentários