Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba como a meditação pode te ajudar a melhorar seu rendimento na hora de estudar

A meditação ajuda a melhorar a atenção e aliviar os níveis de estresse
Marcele Lima Por: 16/06/2021 - 10:07

A pandemia trouxe as aulas remotas para a realidade de muitos estudantes, antes acostumados com as aulas presenciais e o contato físico com colegas e professores. Aliado a isso, tem a ansiedade, por conta das incertezas em relação ao futuro. É aí que a meditação pode entrar. A prática ajuda a manter a atenção no momento presente e alivia sentimentos negativos e o estresse. Originalmente ligada às religiões orientais, hoje a atividade é questão de saúde pública, tanto que o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu a meditação entre os tratamentos de terapia complementar desde 2006. 

 

O que é meditação? 

Muita gente até pode ter ouvido falar sobre o assunto, mas não tem ideia do que é ou de como funciona. A meditação nada mais é do que uma técnica que engloba a respiração consciente, o esvaziamento da mente, buscando uma conexão entre ela e o corpo. Não significa que durante o processo você não vai pensar em nada, apenas durante aqueles minutos a prática propõe que a pessoa não se prenda aos pensamentos, idealizações ou preocupações, apenas os observe e deixe-os passar, sem apego. O exercício traz tranquilidade, consciência de si e relaxamento. O combo perfeito para os estudos, não é?

 

Muitas pesquisas são realizadas sobre a temática. A bióloga Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, realizou um dos seus trabalhos com pessoas que meditavam e que não meditavam para observar como o cérebro delas funcionava através de exames de neuroimagem durante atividades que exigiam atenção dedicada. Os resultados mostraram que os praticantes de pelo menos meia hora de meditação, durante três dias da semana, se saíram melhor nos exercícios. 

 

Benefícios para os estudantes 

Absorver o conteúdo da aula é muito mais do que decorar tópicos para passar em uma prova. Conversamos com Ana Rique, Psicóloga e Psicoterapeuta Transpessoal Budista TIbetana, sobre quais os benefícios os estudantes iriam adquirir ao incluir a prática no seu dia a dia.  

Veja a lista

  • Aumenta a concentração e a atenção

  • Reduz o stress e ansiedade

  • Relaxa a mente aumentando o poder de absorção e fixação de informações

  • Ajuda no sono

  • Melhora a postura e respiração

  • Torna a pessoa mais tranquila

 

Como começar

Tudo requer prática e constância. Que tal fazer pequenos intervalos de cinco minutos por dia e ir aumentando gradativamente? Aos poucos você vai sentindo a necessidade de parar, de silenciar por mais tempo. “Dentro da sua rotina e afazeres, veja qual o melhor turno do dia e melhores horários para meditar. Assim, você criará um hábito mental e físico, ajudando bastante a própria mente e corpo a pedirem essa atividade, pois passou a ser algo que faz bem e eles gostam”, orienta Ana Rique.

Importante também é escolher um local onde não haja interrupções, adotar uma postura confortável, que permita a respiração tranquila e consciente. Segundo a terapeuta, muitas pessoas, na correria do dia a dia, “nem se lembram que respiram”. Na meditação, esse é um processo que vai se conquistando a cada novo passo dado. Além disso, é preciso estar atento. “Importante encontrar um foco para manter a atenção, pode ser um mantra, que corresponde a som, sílaba, palavra ou frase que deve ser repetida várias vezes para que exerça um poder específico sobre a mente, e que auxilie a concentração para a meditação”, conclui a Psicóloga e Psicoterapeuta Transpessoal Budista Tibetana, Ana Rique.

Além dos mantras, os iniciantes podem contar com o auxílio dos aplicativos. Muitos são gratuitos e possuem programas guiados que começam a partir de 3 minutos e vão aumentando a cada sessão do participante. 

Confira uma lista com 4 apps de meditação para começar hoje mesmo.

5 Minutos

Para começar bem, o aplicativo 5 Minutos propõe justamente que você separe estes poucos minutos do seu dia para meditar. Ele traz opções de controle do tempo, instruções e meditações guiadas, que para quem está iniciando neste universo particular, é uma maravilha. 

A plataforma é gratuita e está disponível para celulares com Android e iOS. 

 

Meditopia

Se é para falar de meditação guiada, o Meditopia é um dos principais neste quesito. São centenas de programas, começando do zero até os níveis mais avançados. Além disso, também há músicas, meditações rápidas de um a três minutos, voltados para a melhora do sono, o desenvolvimento da atenção plena,  desenvolvimento pessoal, relaxamento e diminuição do estresse. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS, é gratuito, mas oferece conteúdos pagos também. 

Sattva

Em sânscrito, Sattva significa um estado de harmonia, equilíbrio, alegria e inteligência. Então, esta pode ser uma boa opção também para você baixar e testar. Além das meditações guiadas, o aplicativo possui desafios, medidor de frequência cardíaca, um timer e um rastreador de humor, tudo objetivando o usuário a encontrar sua melhor versão.

Para baixar, é só ir na loja de aplicativos de celular. O app é gratuito, mas possui cursos e conteúdos pagos para assinantes. 

 

Insight Timer

Quer contar com opções para todos os momentos da sua vida? O Insight Timer é um dos melhores aplicativos nesse sentido. Desde exercícios guiados até músicas e histórias para adultos e crianças. É possível encontrar aqui conteúdos voltados para melhorar a ansiedade, depressão, agradecimento, até mantras e mindfulness, que é a atenção plena. 

É possível ter acesso aos conteúdos gratuitamente baixando na loja de aplicativos dos celulares. Quem tiver interesse em se aprofundar, há a opção de comprar a assinatura anual e ter acesso aos cursos e treinamentos com professores experientes.

Comentários