Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba como diferenciar Faculdade, Universidade e Centro Universitário

Apesar de serem instituições de Ensino Superior, cada uma tem suas especificidades.
Por: Henrique Nascimento 22/06/2017 - 13:58 - Atualizado em: 29/06/2017 - 15:45
Uma confusão completamente normal, mas é que muito fácil de ser desfeita
Uma confusão completamente normal, mas é que muito fácil de ser desfeita
O Ensino Superior é cheio de termos e classificações que muitas vezes podem ser confusas. Embora, não sejam tão incomuns no nosso cotidiano os termos Faculdade, Universidade e Centro Universitário acabam por confundir várias pessoas. Uma confusão completamente normal, mas é que muito fácil de ser desfeita. 
 
Esse tipo de classificação é feita pelo MEC (Ministério da Educação) com base em características distintas e obrigatórias de cada tipo de espaço de Ensino Superior. Mas, antes de saber como diferenciar, o importante é entender que todos esses tipos de Instituição de Ensino Superior para o MEC são, antes de tudo, Faculdades, uma vez que Universidades e Centros Universitários são complexos formados por Faculdades.

 
Universidade
A Universidade é conhecida por ser um espaço que agrupa o ensino, a pesquisa e a extensão. As Universidades reconhecidas pelo MEC tem autonomia para criar cursos. Além disso, costumam ter uma produção acadêmica relevante e oferecem pelo menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo pelo menos um deles um doutorado.
 
Ingressar em uma Universidade é importante para quem deseja seguir o ramo de pesquisa na área escolhida e também se preparar para o mercado de trabalho. Esses espaços possuem no mínimo um terço do seu corpo docente composto por Mestres e Doutores e uma quantidade muito grande de de cursos e áreas de conhecimento.
 
Faculdade
As Faculdades, públicas ou privadas, são conhecidas por serem focadas em áreas específicas e possuírem, em sua maioria, poucos cursos se comparadas com as Universidades e Centros Universitários. Diferente das Universidades, Faculdades precisam da autorização do MEC para a criação de novos cursos.
 
Cursar o Ensino Superior em uma Faculdade é indicado para quem deseja se graduar com maior ênfase no mercado de trabalho. As Faculdades não possuem a obrigação de produzir pesquisa, no mínimo um terço de seus professores precisam ter especialização (pós-graduação lato sensu).
 
Centro Universitário
De maneira geral pode se considerar um Centro Universitário como um intermediário entre a Faculdade e a Universidade. Esse tipo de instituição costuma ter mais cursos que uma Faculdade e menos que uma Universidade e não possue a obrigação, mas pode desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
 
Os Centros Universitários são indicados para pessoas que desejam tanto se colocar bem no mercado como se preparar bem academicamente, uma vez que o diferencial desses espaços é a qualidade profissional dos professores, pelo menos um terço do corpo docente possui por exigência do MEC mestrado ou doutorado. Esses espaços também possuem autonomia para a criação de cursos.
 
Tem mais alguma dúvida? Não sabe que tipo de instituição escolher? Escreva aqui nos comentários!

Comentários