Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Referência em pesquisa, UNG completa 50 anos com mais de 100 mil alunos formados

Na próxima quarta-feira (12), instituição da grande São Paulo comemora mais um ano com avanços e desenvolvimento em diversas áreas de conhecimento
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 11/08/2020 - 09:46 - Atualizado em: 11/08/2020 - 15:49
Há cinco décadas, a Universidade UNG, Instituição mantida pelo grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do país, dava início às atividades da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito, com a oferta de cinco cursos: Pedagogia, Letras, Matemática, Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas. Reconhecida no âmbito nacional e internacional por sua dedicação e empenho em oferecer ensino de qualidade, inovação e relação social com a comunidade, a Instituição já formou mais de 100 mil alunos em diversas áreas do conhecimento, contribuindo também para o avanço da tecnologia, desenvolvimento socioeconômico e as transformações da sociedade. 
 
A UNG dispõe de três unidades e mais 60 cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico), pós-graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, a Universidade conta com mais de 100 laboratórios, quatro clínicas de atendimento à comunidade, brinquedoteca, hospital veterinário, agência experimental de publicidade e escritório de assistência jurídica, com referência em projetos, programas e ações sociais nas regiões onde atua.  
 
Comprometida com a formação de profissionais, em 2019, a UNG ocupou a 18ª posição do Ranking Universitário Folha, realizado pelo jornal Folha de São Paulo, e hoje está entre as melhores Universidades particulares do país, no quesito “Internacionalização”. A Instituição possui importantes convênios com organizações renomadas mundialmente. Sua parceria com a Colgate Palmolive (Piscataway, USA), por exemplo, firmada em 2015, colabora para o desenvolvimento de novas pesquisas e estudos, viabilizando especialmente o intercâmbio internacional. Além disso, as pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA).  
 
"Durante toda sua história, a UNG foi uma das referências no Brasil e no mundo quando se fala em Ensino Superior. Desde que incorporamos a Instituição ao Ser Educacional, em 2014, temos investido ainda mais na Universidade para que ela seja sempre reconhecida pela sua excelência e por formar e qualificar profisisonais para o mercado", destaca o presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz.
 
Segundo Eloi Lago, reitor da Universidade UNG, “além de propiciar conhecimento científico de qualidade, a Instituição deve assumir um protagonismo permanente no processo do desenvolvimento de novas tecnologias, induzindo a transformação desse aprendizado em produtos e serviços inovadores, que atendam às necessidades específicas da sociedade”, explica. 
 
Responsabilidade socioambiental 
 
Preocupada com a sociedade, a Instituição contribui com a comunidade por meio de serviços e de seus programas de inovação e pesquisa, com estudos de destaque no mundo todo. Ao longo destes anos, mais de 700 mil atendimentos foram realizados pelos núcleos de cursos, ambulatórios, clínicas-escolas e Hospital Veterinário. Além de já ter efetuado mais de 250 mil atendimentos jurídicos à comunidade, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas.  
 
Pesquisa e inovação 
 
O ranking global de disciplinas acadêmicas de 2020 (Gras) listou a UNG entre melhores Universidades do mundo.  A Universidade ocupa o 4º lugar no Brasil e está entre as 100 melhores Instituições de Pesquisa nas áreas de Dentristy e Oral Sciences. As Universidades que foram incluídas no ranking tinham um número mínimo de publicações, fruto de pesquisas realizadas entre 2014 e 2018. Os dados levam em consideração critérios de qualidade da pesquisa, colaboração internacional e reconhecimentos acadêmicos. 
 
Além disso, a UNG é a Instituição particular de Ensino Superior que possui o melhor Programa de pós-graduação em Odontologia no Brasil. A nota seis (6) de excelência, atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na avaliação quadrienal 2012-2016, colocou o mestrado e o doutorado no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística. Os estudos realizados na UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais em todo o mundo.  
 
Pesquisadores mais influentes do mundo 
 
Docentes da Universidade UNG estão entre os pesquisadores na área de Periodontia mais influentes do mundo, de acordo com o Expertscape, ranking que classifica pesquisadores por sua experiência, em mais de 29 mil tópicos da área da saúde. O ranking foi elaborado a partir de uma análise da quantidade/qualidade de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo de 1% de pesquisadores que publicam o maior número de artigos no tópico Periodontite durante o período. 
 
“A configuração dos nossos professores na lista divulgada pelo site Expertscape comprova a influência significativa da produção científica dos nossos docentes no mundo. São pesquisadores que se destacam pela produtividade científica em revistas de alto impacto e contribuem para ampliar as fronteiras do conhecimento”, finaliza o reitor da UNG, Eloi Lago. 
 

Comentários