Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Quiropraxia: tratamento e prevenção da coluna vertebral

Conheça uma das três maiores profissões da área da saúde que utiliza a manipulação articular para solucionar problemas de ordem musculoesquelética
Assessoria de Comunicação Por: Ariana Catunda 14/08/2018 - 16:58 - Atualizado em: 21/08/2018 - 13:00
Você sabia que existe um campo da ciência que fica responsável por cuidar e prevenir disfunções na coluna vertebral? Trata-se da quiropraxia, considerada uma das três maiores profissões da área da saúde e que é uma prática atualmente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Seus primeiros registros foram feitos no século XIX, por David Daniel Palmer, em Iowa, nos Estados Unidos da América (EUA). Entretanto, há indícios de que esta seja uma técnica milenar e que era utilizada por chineses, gregos e hindus de forma rudimentar. 
 
A quiropraxia consiste no uso das mãos para o tratamento de patologias musculoesqueléticas, causadas muitas vezes pelo desalinhamento de ossos da coluna e que podem gerar sintomas como dores de cabeça frequentes, tensões musculares, dormência nos braços ou pernas e até prisão de ventre. 
 
É como explica o fisioterapeuta e quiropraxista Ítalo Morais: “as atividades comuns do cotidiano, movimentos repetitivos e posturas inadequadas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento e mobilidade normal. Isso causa interferências na transmissão de sinais nervosos que regulam o funcionamento adequado de órgãos, músculos, tecidos e até o emocional das pessoas. Portanto, uma coluna que não se articula corretamente ocasiona problemas por todo o corpo”. 
 
Como funciona?
 
A quiropraxia é uma terapia de manipulação articular (TMA), que não utiliza métodos invasivos ou medicamentos e atua, principalmente, na causa dos problemas e não somente nos sintomas. Utilizando movimentos precisos, rápidos e indolores, que podem gerar um estalido, a prática alia técnicas de ajustes articulares manuais, exercícios e orientações posturais. Este tratamento restaura a mobilidade, reduz a dor e restabelece a função articular normal.
 
 
“Muitas vezes, o paciente refere um grande alívio dos sintomas já ao final da primeira sessão. Mas, evidentemente, existem algumas patologias, como a hérnia discal, que requerem um tempo maior de tratamento e o paciente, mesmo experimentando um alívio já na primeira sessão, necessita de várias outras para solucionar o problema por completo”, detalha Morais.
 
Indicações
 
Existem estudos que comprovam que a quiropaxia pode ser aplicada desde bebês até em idosos, sem restrições. “Pessoas de todas as idades podem receber esse tratamento inteligente evitando, desta forma, doenças degenerativas e experimentando uma melhor qualidade de vida”, acrescenta Ítalo. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível, no entanto, ela está associada a diversas condições além da TMA, como estilo de vida, dieta, tipo de trabalho e cooperação do paciente.
 
E a lista dos problemas que podem ser solucionados com a sua aplicação é extensa. Entre eles, estão:
 
• Dores nas costas
• Alterações posturais (escoliose, hiper-cifose, hiper-lordose)
• Hérnia de disco
• Lombalgia (dor na lombar) e cervicalgia (dor na cervical, torcicolo)
• Dor de cabeça frequente
• Ciatalgia (dor ciática)
• Tensões musculares
• Dormência em braços ou pernas
• DORT/LER
• Problemas de prisão de ventre, úlceras não bacterianas, dores menstruais
• Alterações respiratórias de origem músculo esqueléticas (asma, renite)
• Problemas em articulações (ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo)
• Fibromialgia
• Espondilose vertebral (artrose na coluna)
• Osteófito (bico-de-papagaio)
• Cólicas menstruais
 
Cuidados com a coluna
 
Muito mais importante do que tratar algum problema é a preveni-lo. “Dar manutenção à coluna independente da presença de dor e pode significar mais anos de vida ativa e saudável. Ninguém mais espera uma dor de dente ou uma gengiva inflamada para procurar um dentista. Com o aparecimento dos primeiros dentes começamos um processo de cuidados que dura a vida inteira. Com a coluna não é diferente - ela também precisa de cuidados”, defende o profissional.
 
E a melhor forma de cuidar da coluna é adquirir hábitos saudáveis que incluem manter uma boa postura, fazer alongamentos, praticar atividades físicas com acompanhamento profissional, ter um descanso e também procurar um quiropraxista para que ele realize o alinhamento das vértebras. Dessa maneira, será possível ter uma coluna saudável e, consequentemente, muito menos problemas com o restante do corpo.
 
Já experimentou esse tratamento? Conta aqui os resultados!

Comentários