Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Quer ser dentista? Conheça tudo sobre a profissão e se encante ainda mais

Conheça um pouco mais sobre a atividade do cirurgião-dentista, uma das profissões mais antigas da história e de extrema importância para a saúde do corpo.
Por: 25/10/2022 - 13:50
O cirurgião-dentista é responsável por cuidar da estética e da saúde bucal das pessoas. Crédito: João Velozo/LeiaJá Imagens
O cirurgião-dentista é responsável por cuidar da estética e da saúde bucal das pessoas. Crédito: João Velozo/LeiaJá Imagens

Escrito por Thaynara Andrade

Neste dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Dentista, profissional responsável por cuidar da saúde bucal das pessoas. Os primeiros registros que fazem alusão a essa atividade retomam o período de 3.700 a.C no Egito Antigo, região na qual foram encontrados manuscritos com estudos sobre problemas bucais, dores de dentes e feridas nas gengivas.

Muito além do que o tratamento estético ou a limpeza de cáries, o cirurgião-dentista tem responsabilidades que abrangem o diagnóstico de problemas dentários, o acompanhamento dos pacientes, a realização de procedimentos médicos, como restaurações e cirurgias, além de cuidar de outras regiões faciais, como maxilar, articulações e ossos. 

Se você almeja se tornar um cirurgião-dentista, é importante conhecer um pouco mais sobre o curso, o mercado de trabalho e quais as oportunidades profissionais para essa carreira. Para te ajudar nisso, listamos tudo o que você precisa saber para cursar Odontologia. Confira:

Graduação

Quem optar por Odontologia precisará cumprir cinco anos de graduação, em que estudará disciplinas fundamentais da Saúde. O aluno aprenderá desde anatomia humana e histologia até cariologia e materiais dentísticos.

Durante a graduação, além de estudar a teoria, os alunos também estarão imersos em atividades reais da profissão, como a realização de restaurações e outros procedimentos médicos nos manequins odontológicos presentes em nosso laboratório. Além disso, haverá o estágio supervisionado e outras atividades a fim de aprofundar o aprendizado.

Perfil profissional 

O estudante precisa ter habilidades importantes para essa função. Uma delas é a capacidade de se relacionar com as pessoas de forma empática, já lidará diretamente com o bem-estar das pessoas no dia a dia.

Ademais, é importante que o dentista tenha capacidades de concentração, pensamento analítico para a resolução de problemas,como também habilidades para o trabalho em grupo, já que na maioria dos casos, sua atividade é desempenhada com a ajuda de auxiliares e outros profissionais.

Especialidades

Dentro da odontologia, o cirurgião-dentista pode buscar especializações que sejam interessantes para suas aptidões pessoais e aspirações profissionais. Alguns exemplos de especialidades são a saúde da família, odontopediatria, anestesiologia, cirurgias, estomatologia, entre outras áreas.

Mercado de trabalho

Sempre haverá demanda por profissionais que realizam o tratamento de problemas bucais das pessoas, assim o profissional formado em odontologia possui um amplo campo de atuação, que possibilita até mesmo a abertura de seu próprio consultório de atendimento.

Além disso, há oportunidades na iniciativa pública e privada, como em hospitais, prefeituras, empresas particulares, clínicas de convênios, escolas, consultórios de terceiros, universidades, instituições previdenciários, além da possibilidade de se tornar um pesquisador científico ou um professor universitário para os alunos que descobrirem ter um vocação acadêmica.

Remuneração 

A base salarial, de acordo com a Lei Nº 3.999, é de três vezes o valor do salário mínimo vigente, contudo a remuneração de um cirurgião-dentista pode variar de acordo com diferentes fatores, como o seu tempo de experiência, sua especialidade, o local de trabalho e outras particularidades. 

Segundo o levantamento do site Salário.com.br,  o cirurgião-dentista recebe em média R$ 3.723,64, enquanto especialidades mais específicas como o Ortodontista podem alcançar remunerações que chegam a R$ 12 mil. 

Curtiu a profissão do cirurgião-dentista? Aqui na Univeritas você pode cursar uma graduação em odontologia certificada pelo Ministério da Educação (MEC), que conta com uma matriz curricular completa e professores especializados para formar os melhores profissionais.

Comentários