Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Quando é o momento certo de buscar um estágio?

Por: 04/11/2021 - 16:07 - Atualizado em: 04/11/2021 - 16:09
Pixabay
Escrito por: Jéssica Ibrahim
 
Você já deve saber que o estágio é um momento super importante para a sua vida profissional, certo? Afinal, é através dele que você poderá colocar em prática todo o conteúdo estudado no curso superior, experimentar o mercado de trabalho e começar a construir a sua rede de contatos, o famoso networking. Tudo isso é muito importante para trilhar um futuro de sucesso na área escolhida, mas qual é o momento certo de buscar um estágio?
 
Continue a leitura para descobrir a resposta!
 
Não perca tempo
 
Sem muita enrolação, podemos afirmar que o momento certo para buscar um estágio é: o quanto antes. Apesar de alguns estudantes acreditarem que a melhor opção é correr atrás de um estágio na metade do curso, ter experiências profissionais durante os primeiros períodos da faculdade pode ser bastante positivo. 
 
Essa é a melhor maneira de aperfeiçoar o seu conhecimento e ainda experimentar as diversas áreas que a sua profissão tem a oferecer. Sem falar que, ao terminar a faculdade, quem tem experiências de estágio se destaca em relação aos demais profissionais durante a competição por vagas de emprego.
 
Além disso, lembre-se que o mercado de trabalho não é competitivo apenas para os profissionais, as vagas de estágio estão cada vez mais concorridas e algumas delas não aceitam currículos de quem já está próximo do fim do curso. Por conta disso, comece a pesquisar as vagas logo nos primeiros períodos do seu curso, okay?
 
Não tenha medo
 
É super natural não se sentir pronto para ingressar no mercado de trabalho quando ainda se está no início da graduação, mas não se preocupe tanto com isso. A maior parte das vagas é destinada para quem está começando a faculdade e as empresas não esperam que você tenha o conhecimento de um profissional formado. O importante é demonstrar responsabilidade, criatividade e vontade em aprender. De resto, pode ficar tranquilo, você ainda é um aprendiz. 
 
Onde encontrar vagas?
 
Existem várias formas de conquistar uma vaga de estágio, uma delas é pedir indicação dos professores. Sim, muitos dos seus professores estão ou já estiveram no mercado de trabalho e conhecem pessoas importantes da sua profissão, por isso, converse com eles e deixe claro sobre o seu interesse em estagiar. 
 
Você também pode procurar estágios pela internet, sabia? Vários sites divulgam vagas diariamente, o LinkedIn é um deles. Crie um perfil, escolha bem a sua foto, faça boas conexões no site e mantenha as suas informações atualizadas. Temos certeza que dessa forma podem surgir oportunidades bem bacanas por lá.
Além disso, se cadastre nos sites das próprias empresas. Muitas instituições têm o próprio banco de talentos e fazem seleção com os candidatos que tenham o currículo cadastrado. Nesse caso, assim como no LinkedIn, também é super importante atualizar as suas informações com regularidade, tá?
 
Use bem o seu tempo
 
Enquanto aquela vaga de estágio não aparece, tente usar o seu tempo para aprimorar habilidades que possam ser um diferencial e super úteis na sua vivência no mercado de trabalho. 
 
Você pode se matricular em um curso de inglês ou outra língua estrangeira, fazer trabalhos voluntários, participar de intercâmbios, palestras e workshops ou visitar empresas que você tenha interesse em conquistar uma vaga, por exemplo. Tudo isso é visto como atitudes bastante positivas pelos recrutadores.  
 
Gostou das dicas? Então, comece logo a sua busca pelas vagas de estágio, nada de deixar para depois. O sucesso da sua carreira profissional começa agora!

Comentários