Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Quadrinhos: universo feminino

Conheça 5 mulheres que se destacam em um mercado dominado pelos homens
Por: Katarina Bandeira 29/01/2019 - 16:19 - Atualizado em: 29/01/2019 - 16:20

Durante muito tempo o universo dos quadrinhos, principalmente de super-heróis, foi dominado por ilustradores masculinos. HQs, graphics novel autorais, entre outros tipos de revistas tinham nomes de peso como Frank Muller, Jack Kirby (1917-1994), Stan Lee (1922-2018) e até mesmo brasileiros como Gabriel Bá, Fábio Moon e, por que não, Maurício de Souza. Porém, há alguns anos, muitas mulheres vem ganhando destaque no mercado, recebendo diversos prêmios e também, milhares de fãs. Se você ainda não conhece o trabalho de grandes ilustradoras, separamos uma lista com cinco mulheres para você não perder de vista.

Marjane Satrapi

Primeira mulher iraniana a escrever uma história em quadrinhos, Marjane Satrapi apresenta um trabalho sólido que encantou tanto que ultrapassou as páginas de suas obras.  Entre suas criações mais famosas estão Persépolis, que virou uma série animada (indicada ao Oscar), e o livro Bordados, ambos abordando o islamismo do ponto de vista das mulheres. Com um traço marcante e um texto reflexivo, ela é uma das vozes mais importantes da sua geração.

Maitena Burundarena

Nos anos 2000 um nome chamava atenção nas livrarias. A argentina Maitena, com seu humor ácido, conquistava milhares de leitoras ao retratar o dia a dia feminino e suas dificuldades. Apesar de continuar desenhando tirinhas para jornais como o El País, sua obra mais famosa (no Brasil), foi a série “Mulheres alteradas”, que chegou até mesmo a inspirar um filme nacional.

Babs Tarr

E nem só de personagens autorais vivem as mulheres quadrinistas. Trabalhando por muito tempo para a DC Comics, uma das empresas mais importantes quando falamos de super-heróis nos quadrinhos, está Babs Tarr. Ela é mais conhecida por seu trabalho em Batgirl, mas também fez as capas de outras séries como Black Canary e Gotham Academy. Babs também ilustrou para a Hasbro, Disney, Boom! Comics, entre outros.

Sara Pichelli

E falando em quadrinhos, na Marvel, empresa que também é responsável por super-heróis icônicos como Homem de Ferro, Thor e X-men, também tem uma mulher de peso no seu time. Sara Pichelli é uma artista italiana que, em 2010, foi chamada pra desenhar o Homem Aranha: Ultimate. Em 2011, ela ganhou o prêmio de Melhor Artista Novata da Eagle Awards, além de, este ano, concorrer ao Oscar por seu trabalho com o Spider.

Fiona Staples

Uma das mulheres mais premiadas  quando se trata de ilustração. Fiona Staples já ganhou quase 30 prêmios entre 2011 e 2018, além de ter conquistado uma legião de fãs com a obra Saga, HQ do gênero space opera.  Além do seu trabalho premiadíssimo com a Saga, ela também foi responsável, junto com o escritor Mark Waid, por três histórias para a comemoração ao 75º aniversário do personagem Archie.

 

Conhece outras mulheres ilustradoras? Coloca nos comentários e nos ajude a aumentar essa lista!

 

Comentários