Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Psicólogo orienta sobre como identificar os sinais de risco de suicídio

Campanha do Setembro Amarelo conscientiza população diante do problema social
Assessoria de comunicação Por: 02/09/2021 - 16:03 - Atualizado em: 02/09/2021 - 16:06
Psicólogo orienta sobre como identificar os sinais de risco de suicídio
Por Carlos Mello.
 
Junto ao mês de setembro, a campanha nacional de prevenção ao suicídio também é colocada em prática. Desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam o “Setembro Amarelo”, por meio de ações de conscientização sobre o tema e cuidados à população em geral.  
 
O coordenador do curso de Psicologia da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas - Rio de Janeiro, Mauro Sérgio, analisa que a campanha de grande importância e orienta: “A decisão de tirar a própria vida, normalmente, não é tomada da noite para o dia. Por isso, alguns sinais podem servir de alerta para quem está próximo. Observar, também, questões de isolamento social, mudanças de humor muito drásticas (apatia, irritabilidade ou euforia jamais notadas). Além disso, oferecer acolhimento, sem qualquer crítica é importante. A pessoa está passando por um sofrimento profundo e precisa saber que tem apoio”, destacou.   
 
Ainda de acordo com o profissional, os principais sinais de risco para o suicídio são a desesperança; desleixo com a aparência; mudança repentina de hábitos (alimentares, de sono e sociais), perda de interesse por atividades antes prazerosas; entre outros.  
 
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos: “A saúde mental das pessoas teve um impacto negativo com a pandemia, trazendo prejuízos emocionais. Houve um aumento na gravidade do sofrimento psíquico e elevação dos transtornos mentais”, disse.  
 
O psicólogo é o profissional que aconselha, conforta e fornece todo o suporte necessário para as pessoas passarem pelas crises de caráter emocional ou psicológico, com suavidade. Por isso, a importância dele para a sociedade. Caso precise de ajuda ou informações, o Centro de Valorização da Vida (CVV), também dá apoio preventivo ao suicídio. Ligue para 188 (número gratuito).   

Comentários