Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Psicologia: Conheça cinco áreas diferentes para atuar na profissão

Área clínica é a mais procurada, mas existem outras opções para seguir na carreira
Por: Katarina Bandeira 01/11/2017 - 19:53 - Atualizado em: 03/11/2017 - 09:20
Alunos que não se identificam com a área clínica podem seguir carreiras distintas dentro da profissão. Foto: Freepik
Alunos que não se identificam com a área clínica podem seguir carreiras distintas dentro da profissão. Foto: Freepik

Quem procura uma graduação em psicologia encontra, ao menos no começo, alguns questionamentos quanto a área que irá seguir ao final do curso. Enquanto muitos sonham com a visão clássica do profissional, que auxilia pessoas a conseguir superar suas angústias, encontrando soluções para conflitos pessoais ou interpessoais, uma outra parcela de interessados não consegue se imaginar atendendo diretamente pacientes em um consultório. Para você que gosta do curso, mas acredita que a área clínica não é muito a sua praia, separamos cinco opções para seguir longe do divã:

Organizacional e do trabalho

Trabalhar em empresas públicas ou privadas como parte importante no recrutamento e manutenção de funcionários é uma das vertentes que pode ser seguida pelo profissional. Para o psicólogo e professor da UNG, Luiz Fernando Bacchereti, a área pode ajudar tanto no desenvolvimento pessoal do trabalhador, quanto da empresa. “Não adianta só avaliar o candidato na entrada é preciso entender o que ele será dentro da organização”, afirma.

Psicologia educacional

Para quem prefere trabalhar com crianças e jovens em idade escolar, a psicologia educacional pode ser uma opção. Na escola o psicólogo vai atuar como mediador institucional. Será papel do profissional ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. “Às vezes as pessoas confundem achando o papel do psicólogo será encontrar crianças tidas como problema. Mas não, o profissional tem que entender a organização escolar como um todo. Envolver-se com a parte administrativa, docente e discente também. Trabalha como agente facilitador dessas pessoas”, afirma o professor.

Psicologia criminal ou social

Apesar do nome, a psicologia criminal está longe de envolver-se na condenação de pessoas. Ela trabalha para a reabilitação e integração social de detentos e pessoas em estado de reclusão social. “Aqui pode ser feita uma avaliação do paciente que já está detido para saber se ele estar apto a voltar a conviver em sociedade”, explica Luiz. “Também é feito um laudo a respeito da personalidade do avaliado, que entra como um dos processos da perícia criminológica. Decidindo assim se será concedido o benefício”, afirma.

Hospitalar

Oferecer apoio tanto para doentes quanto para familiares de enfermos é um dos trabalhos dos profissionais que atuam em hospitais. Aqui o psicólogo opera ao lado de outros profissionais, como médicos e enfermeiros, para fortalecer a recuperação tanto da saúde física do paciente, quanto mental.

Psicologia esportiva

E não é apenas quem encontra-se com alguma enfermidade aparente que precisa do acompanhamento do bacharel de psicologia. No viés esportivo o profissional orienta e prepara emocionalmente atletas para atividades esportivas e competições. Além disso, ele também cuida para que a harmonia entre membros de equipes e times esteja sempre alta, promovendo o bem-estar no ambiente.

 

Você já pensou em ser psicólogo? Qual a área que mais te interessou? Conta para a gente nos comentários!

 

Comentários