Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Profissionais de Enfermagem são homenageados em sessão solene na UNG

Cerimônia destacou o protagonismo de enfermeiros, técnicos e auxiliares
Assessoria de Comunicação Por: 31/10/2023 - 16:45

Por Aline Pinho

Em sessão solene, realizada na noite dessa segunda-feira (30), a Universidade Guarulhos (UNG) homenageou os profissionais de Enfermagem que atuam na cidade e no Alto Tietê com o certificado de menção honrosa “Sociedade, Paz e Educação 2022”. Mais de 50 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, participaram da cerimônia no Anfiteatro C da Instituição.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da UNG, Yuri Neiman; vice-prefeito e secretário de Cultura de Guarulhos, Jesus Roque de Freitas, o professor Jesus; pela coordenadora do curso de Enfermagem da UNG, Andrea Diniz; professora do curso de Enfermagem da Instituição, Liana Richelma; e enfermeira da Escola SUS Guarulhos, Priscilla Marcelino Corrêa.

Em seu discurso, o reitor Yuri Neiman destacou o valor e a importância desses profissionais para a sociedade. “Sou psicólogo e me sinto congregado a vocês por conta da nossa educação na área da saúde. A homenagem é uma forma da academia reconhecer o trabalho que desenvolvem em Guarulhos e Alto Tietê. Na pandemia, estavam na linha de frente com muita coragem, esforço e amor à profissão para salvar vidas. Mas não somente na pandemia, pois é uma prática que exercem dia a dia. Muito obrigado em nome da sociedade, muito obrigado enquanto cidadão”, afirmou.

O vice-prefeito parabenizou mais uma vez a iniciativa da UNG e enfatizou o papel essencial que os profissionais desempenham nos serviços em saúde. “Vocês são peças preponderantes na sociedade. Na pandemia, profissionais da Enfermagem deram a vida pela vida do outro. Quando cuida de uma criança, um adolescente ou idoso, faz com amor. Parabéns a todos vocês pela missão e à UNG pelo reconhecimento aos profissionais de Enfermagem”, ressaltou o professor Jesus.

Realizado com frequência na Instituição, o evento destaca nomes da sociedade pelos serviços em favor da população em diversas áreas: geração de emprego e renda, amparo psicológico/espiritual, amparo social a grupos vulneráveis, amparo à saúde e assistência social.

Cerimônia da Passagem da Lâmpada - Estudantes do curso de Enfermagem da UNG também prestigiaram o evento, que contou com o tradicional rito de “Passagem da Lâmpada”. Uma aluna representou a turma ao receber a lâmpada de uma profissional do Hospital de Guarulhos, local que oferece campo de estágio aos estudantes, como forma de manter os compromissos assumidos acesos durante os anos de formação.
 
O rito de passagem da lâmpada faz alusão à enfermeira Florence Nightingale, que atuou na Guerra da Crimeia, de 1853 a 1856. Com seu trabalho, ela conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate.

Comentários