Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


“Preciso mesmo fazer trabalho em grupo?” - Entenda os benefícios da atividade em conjunto

Por: 16/03/2023 - 16:53 - Atualizado em: 16/03/2023 - 17:00
Foto: Pexels

Escrito por: Gustavo Arland 

Durante a graduação escutamos sempre que a “entrada no mercado de trabalho inicia na faculdade”. Uma das características que mais as empresas prezam, principalmente nos dias de hoje, é a capacidade do indivíduo de trabalhar em equipe. Como estímulo à esta qualidade, os professores realizam trabalhos acadêmicos em grupo. 

Tem gente que se dá muito bem neste tipo de trabalho, enquanto outros preferem realizar a tarefa de forma individual. Além disso, os estudantes precisam lidar com as dificuldades. Um exemplo clássico é quando o grupo é composto por pessoas que não se envolvem com a atividade e comprometem toda a dinâmica de construção do conteúdo. 

Apesar de todos os questionamentos e complicações, realizar trabalho em grupo é essencial para o desenvolvimento acadêmico. Fazer trabalho em grupo na faculdade é importante por diversos motivos. Veja alguns deles: 

  • DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES 

Trabalhar em grupo ajuda a desenvolver habilidades importantes para a vida profissional, como a capacidade de colaboração, comunicação e resolução de conflitos. Além disso, permite que os alunos aprendam uns com os outros, compartilhando conhecimentos e experiências diferentes.

  • APRIMORA O APRENDIZADO 

Muitas vezes os trabalhos em grupo são mais complexos e desafiadores do que os trabalhos individuais, o que pode levar a um aprendizado mais significativo e profundo. Também pode ser uma oportunidade para os alunos se envolverem em projetos de maior escala e relevância, que podem ter impacto real na sociedade.

  • FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE 

Por fim, muitas empresas valorizam a capacidade de trabalhar em equipe e colaboração, e os trabalhos em grupo na faculdade podem ser uma oportunidade para os alunos desenvolverem essas habilidades e se destacarem no mercado de trabalho. 

O trabalho em equipe aprimora o relacionamento interpessoal, técnicas de liderança e a produtividade. Portanto, mesmo que possa haver dificuldades e desafios ao trabalhar em grupo, acredita-se que o benefício final seja maior. 


Para iniciar sua trajetória acadêmica, comece agendando seu vestibular programado e seja estudante da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre este e outros cursos , entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

 

Comentários