Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Pensando em fazer jornalismo? Saiba mais sobre o curso e a profissão

Por: 07/04/2022 - 12:26
Pensando em fazer jornalismo? Saiba mais sobre o curso e a profissão
Jornalista atua em diversas frentes, apurando informações

Reportagem, pauta, apuração. Esses são alguns dos termos mais utilizados por jornalistas, antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho. O curso de Jornalismo é fundamental para preparar os novos comunicadores sociais, que ajudam a construir registros de fatos do dia a dia e de acontecimentos históricos. Para conhecer um pouco mais sobre a graduação, além da carreira que pode ser construída, confira o que explica André Ferreira, professor e coordenador do curso de Jornalismo de uma das Instituições do Ensino Superior do Grupo SER Educacional.

 

O que esperar do curso

A princípio, o docente procura deixar claro que a graduação em jornalismo está em constante evolução. “O profissional da área de Jornalismo hoje deve estar preparado para todas as possibilidades dentro da área da comunicação. As novas tecnologias da comunicação vieram para tornar o profissional jornalista em um profissional multimídia, que deve saber transitar por todas as áreas da produção da informação, seja ela em áudio, vídeo, foto ou texto”, ele exemplifica.

Além das diversas áreas de atuação, também é possível seguir a carreira acadêmica, com diversos campos para serem explorados. “A análise do discurso é sempre uma área de pesquisa em comunicação muito explorada. Afora isso, a compreensão dos processos de comunicação nas mais diferentes esferas societárias também é um campo bastante vasto a ser explorado”, Ferreira comenta.

 

Áreas de atuação

Mesmo que muitos não saibam o que exatamente faz um jornalista, ou até mesmo que não tenham interesse na área, algumas áreas de atuação da profissão são bem conhecidas de forma geral. “A área que é mais vista e mais conhecida é a área de TV. Todos têm aquele parente que ao saber que o aluno faz jornalismo pergunta: ‘Quando vou te ver na TV?’ Ao entrar na faculdade o aluno percebe que o jornalismo é muito mais que televisão e descobre novas áreas até antes desconhecidas por eles, como a assessoria de imprensa, por exemplo”, diz o coordenador.

Ainda é possível, segundo André Ferreira, encontrar outros campos para atuar, além da assessoria de imprensa já citada. “O profissional jornalista estará habilitado a trabalhar como produtor de pauta, repórter, produtor de vídeo, fotojornalista, entre outras”.

 

Conheça o curso

Por fim, para ingressar no mercado de trabalho e ter sucesso na área, é preciso ter uma boa base de formação, para assim ter destaque profissional desde o começo. É o que diz o coordenador acerca da preparação fornecida pelas Instituições do Ensino Superior do Grupo SER Educacional. “Ter acesso a professores com alto grau de excelência acadêmica e profissional. Trazer experiências práticas para análise no campo teórico e transformar isso em novas experiências profissionais. Poder transcender barreiras geográficas e estudar com mestres de todos os cantos do país e do mundo através do projeto Navega”, ele finaliza.

 

E você está esperando o que para dar um passo à frente na sua jornada profissional? Clique aqui e saiba mais!

 

Comentários