Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Patrimônios históricos são fundamentais para as cidades e o turismo

Eles estão no cotidiano dos moradores mas, também, nos roteiros turísticos destinados aos visitantes
Por: Paula Brasileiro 23/08/2017 - 08:11 - Atualizado em: 23/08/2017 - 14:06
A Estação da Luz é um dos Patrimônios Históricos de São Paulo
A Estação da Luz é um dos Patrimônios Históricos de São Paulo

Estação da Luz; Igreja da Ordem Terceira do Carmo; Teatro Municipal; Conjunto arquitetônico do Sesc Pompéia; esses são alguns dos 23 patrimônios culturais situados na capital paulista. Todos eles tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. São lugares que contam a história da cidade, sendo parte de sua identidade e preservando sua memória.  

 

Esses pontos históricos estão no roteiro cotidiano dos moradores da metrópole mas, também, nos roteiros turísticos destinados aos visitantes. Os turismólogos é que são os responsáveis por planejar e criar essas rotas de maneira a mostrar ao turista o melhor de cada lugar, sempre de forma hospitaleira. "O profissional do turismo tem a responsabilidade de criar produtos turísticos que retratem a cultura, o folclore, a sociedade e a história do local, através dos passeios a museus, centros e eixos históricos, gastronomia, atrativo culturais e naturais. Tão importante quanto o  passeio é o turista poder levar as melhores lembranças do destino", explica a coordenadora do curso de Turismo da UNG, Claudia Parra.

 

Além disso, o turismólogo vai identificar o potencial turístico de cada um desses lugares e elaborar a melhor estratégia para sua exploração, fazendo uma análise do impacto do turismo naquele ambiente e cultura local. O objetivo desse procedimento minucioso é estimular a preservação dos locais e o desenvolvimento sustentável de sua atividade."Consideramos que um bom turismo é feito quando conseguimos trocar experiências com o destino e os patrimônios culturais é parte fundamental para essa vivência", resume Claudia.  

 


Teatro Municipal de São Paulo

Durante a graduação, os futuros profissionais já aprendem como lidar com estes pontos turísticos. A professora Claudia conta como isso acontece: "Temos uma disciplina que trabalha especificamente esse assunto, que se chama Turismo e Patrimônio Cultural. A intenção é que ela seja trabalhada da maneira mais prática possível, visitando e identificando os atrativos com essas características. Buscamos otimizar nossas aulas e levar nossos alunos para além dos muros da instituição, pois consideramos fundamental a vivência em atividades que envolvem o turismo".

 

Você conhece todos os Patrimônios Históricos de São Paulo? Conta pra gente qual deles viocê mais gosta.

 

Comentários