Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Participantes do Programa de Pós-graduação em Odontologia recebem prêmios

A pró-reitora da UNG, Luciene Cristina Figueiredo, foi uma das autoras do estudo que ganhou o primeiro lugar na área de Periodontia no Congresso da SBPqO
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 20/09/2017 - 17:21 - Atualizado em: 21/09/2017 - 16:32
Imagem mostra premiados no palco
A SBPqO é a divisão brasileira da maior Associação Internacional de Pesquisa Odontológica do mundo

Docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG estiveram presentes no Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), que aconteceu entre os dias 3 e 6 de setembro, na Expo Dom Pedro, Campinas (SP). O evento contou com a apresentação de mais de três mil trabalhos científicos e envolveu a participação de, aproximadamente, sete mil pesquisadores. Cinco estudos que tiveram a participação de professores e alunos da UNG foram premiados durante a cerimônia de encerramento.

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) é a divisão brasileira da maior Associação Internacional de Pesquisa Odontológica do mundo, a International Association for Dental Research (IADR, USA http://www.iadr.org).  A SBPqO organiza o Congresso anualmente, quando pesquisadores de todo Brasil apresentam trabalhos científicos inéditos.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade UNG, pesquisadora do CNPq e presidente do Grupo de Pesquisa Periodontal da IADR, Magda Feres, comentou: “Foi muito gratificante ver o reconhecimento das pesquisas de ponta que realizamos na Universidade há mais de 15 anos. Tudo isso só é possível devido ao trabalho de equipe dos professores e alunos do Programa, do contínuo apoio institucional da UNG e do grupo SER Educacional, além de instituições de fomento como a FAPES, CAPES e CNPq, e de empresas que apoiam o desenvolvimento de pesquisas de qualidade no Brasil, como é o caso da Colgate Palmolive (Technology Center, Piscataway, USA), que financiou um estudo desenvolvido por nosso grupo, e que recebeu o primeiro lugar na categoria “Pesquisa Dentro da Indústria”.

A docente Magda ressaltou ainda que a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNG e professora do Programa de Pós-graduação, Luciene Cristina Figueiredo, foi uma das autoras do estudo que ganhou o primeiro lugar na Área de Periodontia (apresentação oral).  Já o professor Bruno Bueno recebeu o Prêmio Joseph Lister para Jovens Pesquisadores, e um valor de cinco mil dólares para apresentar seu trabalho no Congresso Anual da IADR, na cidade de Londres, em 2018.

Outros premiados foram os professores Magda Feres, Jamil Shibli, Poliana Mendes Duarte, Marcelo de Faveri e Maria Josefa Mestnik; os ex-alunos de doutorado, Bernal Stewart, Daiane Fermiano e Flavia Matarazzo; a doutoranda Belén Retamal-Valdes; e as ex-alunas de mestrado Renata de Oliveira Mairink Sanchez e Tatiana Onuma. Além disso, os docentes José Augusto Rodrigues, André Reis, Marcelo de Faveri e Poliana Duarte participaram de comissões avaliadoras dos trabalhos apresentados. 

Premiações SBPQO 2017:

APRESENTAÇÃO ORAL – Área 8 (Periodontia)

1º Lugar: AO0030- Uso tópicos de bactéria predadora do gênero Bdellovibrio reduz as sequelas teciduais da periodontite experimental em ratos.

Autores: Pedro Henrique Felix Silva, Luiz Fernando Ferreira de Oliveira, Milla Sprone Tavares Ricoldi, Sergio Luiz de Souza Salvador, Luciene Cristina de Figueiredo, Renato Correa Viana Casarin, Flávia Aparecida Chaves Furlaneto, Michel Reis Messora. 

MENÇÃO HONROSA: AO0029- Momento de administração de antibióticos sistêmicos associados à RAR no tratamento da periodontite- avaliação clínica e microbiológica.

Autores: Daiane Fermiano, Magda Feres, Luciene Cristina de Figueiredo, Maria Josefa Mestnik, Poliana Mendes Duarte, Marcelo de Faveri.

PRÊMIO JOSEPH LISTER

1º Lugar: JL001- Anti-inflammatory effect of vestitol, an isoflavone isolated from Brazilian red propolis, on peritoneal macrophages.

Autores: Bruno Bueno-Silva, Dione Kawamoto, Renato Corrêa Viana Casarin, Severino Matias de Alencar, Pedro Luiz Rosalen, Marcia Pinto Alves Mayer.

PESQUISA DENTRO DA INDÚSTRIA

1º Lugar: PDI004- Efeitos do triclosan na fase de manutenção do tratamento para peri-implantit: estudo clínico aleatorizado de 2 anos.

Autores: Bernal Stewart, Maurício Guimarães Araújo, Luciene Cristina de Figueiredo, Flávia Matarazzo, Jamil Awad Shibli, Renata de Oliveira Mairink Sanchez, Tatiana Onuma, Magda Feres.

MENÇÃO HONROSA: PDI003- Efeitos do triclosan nos parâmetros periodontais de voluntários tratados por peri-implantite: uma análise secundária.

Autores: Belén Retamal-Valdes, Bernal Stewart, Luciene Cristina de Figueiredo, Flávia Matarazzo, Renata de Oliveira Mairink Sanchez, Tatiana Onuma, Marcelo de Faveri, Magda Feres.

Comentários