Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Os cinco países mais felizes do mundo

O Dia Internacional da Felicidade é celebrado em 20 de março. Que tal aproveitar a data para conhecer em quais lugares do planeta as pessoas são mais felizes? Confira
Por: Paula Brasileiro 20/03/2017 - 08:00 - Atualizado em: 28/06/2017 - 09:26
No Dia Internacional da Felicidade, confira quais as nações mais felizes do planeta
No Dia Internacional da Felicidade, confira quais as nações mais felizes do planeta

Qual o segredo da felicidade? Este parece ser um dos grandes questionamentos da humanidade - e, talvez, um dos mais difíceis a ser respondido. Mas, não para estes cinco países listados na pesquisa da agência britânica New Economics Foundation, que no segundo semestre de 2016, calculou a felicidade de 140 nações. A pesquisa foi baseada em fatores como expectativa de vida, bem-estar da população,  igualdade de classes e respeito ao meio ambiente. Os melhores colocados podem surpreender - estão fora do rol dos países mais ricos do planeta, economicamente falando, tampouco representam grandes potências políticas - mas, segundo os resultados da Happy Planet Index 2016, são os donos dos povos mais felizes do globo. Confira quais são os felizardos e inspire-se neste Dia Internacional da Felicidade.

 

Costa Rica

A Costa Rica é um país pequeno, com cerca de 4,8 milhões de habitantes, localizado na América Central. Banhado pelo mar do Caribe, de um lado, e pelo Oceano Pacífico, do outro, o lugar impressiona pela natureza diversa que oferece - além das praias, montanhas vulcânicas, florestas tropicais, rios caudalosos e corredeiras de águas termais completam a riqueza natural do país. A Costa Rica tem baixíssimos índices de violência e criminalidade, 98% da população é alfabetizada e os níveis de pobreza são praticamente mínimos. Não à toa, o lema dos costa riquenhos é 'pura vida'.

México

Localizado na América do Norte, o México é o 11º país mais populoso do mundo, com cerca de 118 milhões de habitantes. A nação, classificada como segunda mais feliz do planeta, se destaca como destino turístico e é dona de uma cultura milenar bastante rica - influenciada pelos povos Incas e Maias - inclusive na cozinha, com uma gastronomia adorada por pessoas de várias nacionalidades. O México tem a economia impulsionada pelos setores industriais, sobretudo o automobilístico, e é um dos 10 países que mais investe em educação no mundo. Não está livre de cenários de pobreza, mas oferece aos seus habitantes um baixo custo de vida com boa qualidade.

Colômbia

O terceiro país mais feliz do mundo é da América do Sul, tem um povo hospitaleiro, praias de areias e águas claras, uma cultura bastante rica - fruto da miscigenação de vários povos - e, é claro, a Shakira. A Colômbia tem um baixo custo de vida e uma carga tributária que não chega nem à metade da praticada no Brasil; sua economia está em expansão e promete crescer 5,5% em média, por ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). E, apesar do passado envolto em problemas com narcotráfico e guerrilhas, o país apresenta menos perigos do que se pode imaginar. O governo colombiano vem se empenhando em manter a paz local, inclusive tendo feito acordos com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para garantir a tranquilidade em seu território. Por sinal, o slogan turístico da Colômbia é "o risco é querer ficar".    

Vanuatu

Vanuatu? Sim. Este lugar existe e é o quarto país mais feliz do mundo. Ele fica localizado na Melanésia, ocupando o arquipélago das Novas Hébridas, no continente da Oceania - bem ao lado da Austrália (apenas duas horas de vôo de um país ao outro). Ao todo são 83 ilhas compondo um território que impressiona pela beleza de suas águas límpidas e natureza quase intocada. O povo é altamente hospitaleiro e conserva um modo bastante tradicional de se viver. Eles fazem questão de mostrar aos visitantes sua cultura e a maneira como vivem. O turismo é o grande filão da economia em Vanuatu, mas a agricultura e a pesca também são fortemente explorados na região. Em anos anteriores, o arquipélago encabeçou a lista de lugares mais felizes do mundo sendo dono absoluto da primeira posição.

Vietnã

Talvez, ao pensar sobre o Vietnã, a primeira coisa que vem à mente seja a terrível guerra que devastou o país entre as décadas de 1950 e 1970. São imagens realmente difíceis de apagar da memória, mas, o lugar soube se erguer, em meio às consequências e lembranças da guerra, e hoje é um país alegre e cheio de atrativos; o quinto país mais feliz do mundo. Nas cidades vietnamitas o comércio é intenso e se divide entre grandes marcas mundiais e produtos típicos do país, como vendedoras de flores e comida. O país dispõe também de uma notável natureza com praias paradisíacas e vastos campos de arroz. A cultura e culinária também costumam agradar os visitantes por sua riqueza e peculiaridades.

Quer saber que outros países entraram nesta pesquisa? Clique aqui e nos conte qual deles você teria mais interesse em conhecer.

Comentários