Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Oficinas de Pedagogia pautam centenário de Paulo Freire

Programação on-line acontece até sexta-feira (29), no canal da UNG no YouTube
Assessoria de comunicação Por: 26/10/2021 - 09:14 - Atualizado em: 28/10/2021 - 09:21
Oficinas de Pedagogia pautam centenário de Paulo Freire
Por Aline Pinho.
 
Uma série de palestras e oficinas on-line marca a semana do curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos (UNG). A programação do "Save The Date" segue até a próxima sexta-feira (29), no canal da UNG no YouTube, e tem como tema central “O centenário de Paulo Freire e as reflexões sobre o papel do pedagogo”.
 
Dentro da programação, está previsto o I Sarau Literário, às 8h, nesta quarta-feira (27), com apresentação de trabalhos de estudantes. O professor Marcelo Flório fará a mediação. Já no período da noite será realizada a palestra “Impactos Sociais da escrita Freiriana na Aldeia e no Quilombo”, às 20h, com o historiador e antropólogo, Giovani José da Silva, e a quilombola de Conceição das Crioulas - Salgueiro-PE, Maria Aparecida Mendes. A mediação será feita pelas professoras Veruschka Azevedo e Vanessa Patrício.
 
A semana de atividades contará ainda com apresentação de trabalhos de iniciação científica e do trabalho “RPG: O Jogo de Interpretação de Papéis como recurso didático – pedagógico”. Programação se encerra com a oficina “Pedagogia na prática: experiências e trabalhos do Projeto Residência Pedagógica 2021”.
 
A coordenadora do curso de Pedagogia da UNG, Vanessa Patrício, ressalta a importância de proporcionar aos participantes momentos de conhecimentos acerca do centenário de Paulo Freire. “Todos os encontros trarão reflexões pertinentes, contextualizando, assuntos que remetem à necessidade de discutirmos a respeito do papel dos educadores com o legado deixado por Paulo Freire para a educação. O ato de ensinar não demanda apenas transmitir conteúdos com conceitos e procedimentos prontos, mas ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender. Com foco na formação dos alunos, nosso objetivo é discutir sobre a educação proporcionando aos graduandos do curso de Pedagogia da UNG reflexões para que possam avançar e buscar a qualidade do trabalho pedagógico”, afirma.
 
Interessados em acompanhar as atividades não precisam realizar inscrição.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
27/10
8h - I Sarau Literário
20h - Impactos Sociais da escrita Freiriana na Aldeia e no Quilombo
 
28/10
8h - RPG: O Jogo de Interpretação de Papéis como recurso didático – pedagógico
20h - Iniciação científica no curso de Pedagogia da UNG: conquistas e desafios
 
29/10
8h e 20h - Pedagogia na prática: experiências e trabalhos do Projeto Residência Pedagógica 2021
 

Comentários