Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


O que você precisa saber sobre a faculdade antes do seu primeiro dia de aula

Existem algumas coisas importantes que muitos entram na graduação sem saber. Confira aqui algumas dicas!
Por: 13/01/2023 - 14:29 - Atualizado em: 15/01/2023 - 10:00
Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Quando saímos do ensino médio, é comum crescer a expectativa sobre como serão os anos de faculdade. A sensação de liberdade dentro de um ambiente de ensino e a possibilidade de estudar assuntos e disciplinas que fazem parte de temas do seu interesse são algumas das características que podem facilmente encantar muitos estudantes no início do curso, os chamados “calouros”. No entanto, nem tudo é um campo florido cheio de possibilidades. Existem inúmeras obrigações e responsabilidades que muitas vezes não pensamos antes de ingressar no ensino superior, e é por isso que esse texto foi feito para você!

Acompanhe a leitura para saber algumas coisas que ninguém conta sobre a faculdade.

Responsabilidade individual

Desde os primeiros dias de aula é fácil fazer amizade com várias pessoas da sala, e muitas vezes é um grande encanto quando conhecemos pessoas com gostos semelhantes. No entanto, é importante sempre ter em mente que no final da graduação o nome no diploma é apenas o seu. Isso significa que cada um deve ir atrás de suas próprias conquistas, além de estudar o máximo e dar o seu melhor para ser um profissional competente.

Criar bons laços não é fundamental, mas é importante

É comum termos desavenças com colegas de sala ou até mesmo com professores. Porém, é imprescindível lembrar que essas pessoas são seus futuros colegas de profissão, e nada melhor do que ter boas relações (pelo menos com a maioria das pessoas). Dessa forma, você poderá ser lembrado na indicação para um estágio ou algum outro projeto que possa render frutos para a sua carreira.

A primeira experiência profissional pode ser marcante, mas não é necessariamente definidora

O primeiro contato que a maioria dos estudantes têm com o mercado de trabalho se dá pelo estágio, normalmente conquistado no decorrer do curso. No entanto, nem sempre essa experiência pode ser considerada um divisor de águas devido ao contexto em que o aprendiz está inserido. Não se atenha a apenas uma vivência para definir se a área de atuação é boa ou ruim, existem diversas nuances por trás de um aprendizado. O que importa mais é com o que você se identifica na atuação profissional, então essa reflexão sempre será bem-vinda.

Existe uma infinidade de coisas que podem ser aprendidas fora da sala de aula

O ambiente acadêmico oferece inúmeras oportunidades que contribuem para o desenvolvimento do estudante, futuro profissional em qualquer área. Além das aulas, provas e trabalhos, é possível se envolver com outras atividades, como as Ligas Acadêmicas, projetos de extensão e atividades extracurriculares, por exemplo. Lembre-se que algumas experiências contam para a carga horária obrigatória que os cursos exigem de atividades extraclasses.

Agora que você pegou essas dicas, o que acha de encontrar uma graduação para começar sua jornada profissional da melhor maneira? Clique aqui e saiba mais!

Comentários