Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Nova edição da Revista Geociências está disponível

A revista traz a diversidade dos enfoques, envolvendo a Arqueologia, a Geologia, a História, a Teoria da Ciência, a Ecologia, a Geografia
Assessoria de Comunicação Por: Karla Oliveira 16/12/2016 - 17:17
imagem mostra capa da revista
Já está disponível para acesso a nova edição da Revista Geociências

Já está disponível para acesso a nova edição da Revista Geociências. O volume procura contribuir com o novo campo do conhecimento, colocando-se como um veículo de divulgação dos estudos sobre o Antropoceno, em consonância com o espírito de pesquisa do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da UNG Universidade.

Os artigos apresentados marcam-se pela diversidade dos enfoques, envolvendo a Arqueologia, a Geologia, a História, a Teoria da Ciência, a Ecologia, a Geografia. Com a perspectiva geoarqueológico e arqueopaisagístico, no artigo “Contexto paleoclimático, dinâmica ambiental e sítios arqueológicos..”,é discutido o processo de formação do registro arqueológico em função da dinâmica da paisagem e de processos tafonômicos nos próprios depósitos.

No artigo “Terrenos tecnogênicos do Jardim Fortaleza...”, é apresentado os resultados do mapeamento geológico de terrenos tecnogênicos em uma bacia hidrográfica do município de Guarulhos.  Sobre a “Recorrência Geohistórica...”, é traçado um panorama de longa duração da interação entre a agência humana e suas condições geológico-geomorfológicas no Sudeste do Brasil, mostrando como a persistência de formas inadequadas de apropriação do território,perversamente condicionadas pelas particularidades socioeconômicas, leva à degradação ambiental e aos desastres naturais.

Com a temática “Qualidade da água do lago Água Azul...” , é apresentado a degradação ambiental nos meios urbanos, especificamente nos recursos hídricos, certamente uma das consequências mais comuns e negativamente significativas da agência humana.

Com um enfoque geoecológico também é apresentado no artigo “Análise da cobertura arbórea...”, em que se correlacionam a cobertura arbórea e a variação térmica no município de Guarulhos, o que implica diretamente na questão da qualidade vida no meio urbano.

Já na discussão dos fundamentos epistemológicos dos estudos do Antropoceno “Lyell, a agência geológica humana e o Antropoceno...”, ressignificam a obra de Charles Lyell pioneiro da Geologia, mostrando como as contradições intelectuais enfrentadas pelo autor, à sua época, foram hoje superadas.

A respeito do “Mapeamos das APPs...”, é destacado a abordagem central nos estudos do Antropoceno, qual seja a análise geoambiental de bacias hidrográficas, aqui especificamente no que diz respeito às áreas de preservação permanente, ou “nem tanto”.

Por fim, fecha-se o número 2 com o artigo “Elaboração de um sistema de informações geoambientais...” , que retoma outro desafio enfrentado no Antropoceno: a gestão ambiental de áreas urbanas, um dos aspectos fundamentais na “reconfiguração” planetária atual. O que há de comum nas contribuições apresentadas? Entende-se que todas elas, conquanto por meio de enfoques diferenciados, apresentam a mesma essência: discutem a relação entre a agência humana e a processualidade natural na configuração do estatuto ambiental contemporâneo do planeta Terra. É este o escopo fundamental dos estudos do Antropoceno.

Além da Revista Geociências, a UNG publica periodicamente outras cinco revistas científicas: Educação, Saúde, Terceiro Setor, Computação Aplicada e Ciências Jurídicas e Sociais. O acesso às edições deve ser feito neste endereço. O link da revista Geociências está disponível aqui.

Comentários