Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


No Dia do Atleta Olímpico, conheça alguns dos ex-esportes Olímpicos

Com a modernização dos Jogos Olímpicos, muitos deixaram as competições. Confira aqui os mais inusitados
Por: Camilla de Assis 19/06/2017 - 11:22
Ex-Jogos Olímpicos
Ex-Jogos Olímpicos
Embora os próximos Jogos Olímpicos só sejam realizados em 2020, em Tóquio, no Japão, todos os anos se comemora o Dia do Atleta Olímpico. A data, celebrada em 23 de junho, é o momento de marcar o empenho destes profissionais que fazem dos esportes as suas vidas, não somente de quatro em quatro anos, mas todos os dias, entre treinos e outros tipos de competições.
 
 
Para celebrar a data, trouxemos uma lista com os esportes que já foram olímpicos algum dia, mas hoje não estão mais na lista das competições oficiais. Confira abaixo:
 
1 - Corrida de barcos a motor
 
Foto reproduzida do site projetomotor.com.br
 
Em 1908, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres resolveu inovar ao incluir na lista de competições uma corrida de barcos a motor. As medalhas de ouro foram para os times inglês e francês. Depois disso, o Comitê Organizador Internacional (COI) proibiu qualquer prova a motor nas competições. 
 
2 - Cabo-de-guerra
Foto reproduzida do tumblr da revista Newsweek
 
Sim, a brincadeira de criança já foi levada bem a sério pelos adultos. O cabo-de-guerra já foi um esporte olímpico presentes em todas as Olimpíadas entre os anos de 1900 e 1920. Neste último ano, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, os problemas com os resultados finais das disputas e com a falta de times que representassem oficialmente os países fez com que o jogo tivesse encerramento.
 
3 - Arremesso de pedra de 6,4 quilos
 
Arremessar uma pedra de 6,4 quilos já foi, sim, um esporte olímpico. A origem desse esporte e o histórico dos vencedores ainda não é muito conhecido, mas a coisa mais importante que se sabe é que o peso exato que a pedra deveria ter. Acredita-se que o arremesso foi inventado na Escócia e na Irlanda. A modalidade deu origem ao arremesso de peso, esse sim presente nos Jogos Olímpicos.
 
4 - Levantamento de peso com uma mão
 
Até 1904, levantar peso com apenas uma mão já foi considerado esporte olímpico. Em 1896, o britânico Launceston Elliot ergueu 71 quilos com uma única mão e levou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. Após os Jogos de Londres de 1904, a COI resolveu deixar apenas a modalidade praticada com duas mãos.
 
5 - Arremesso de dardos e discos com duas mãos
 
Foto reproduzida do site seuhistory.com
 
Participantes de apenas uma edição dos Jogos Olímpicos, de 1912, em Estocolmo, as duas modalidades foram vetadas nos Jogos de 1920, em Antuérpia. A COI resolveu que apenas a prática dos esportes realizada com apenas com uma das mãos valeria nas Olimpíadas. Como em 1916 não houve Jogos Olímpicos por conta da Primeira Guerra Mundial, os esportes só tiveram a oportunidade de brilhar uma única vez.

Comentários