Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


No Dia do Administrador, conheça o dia a dia da profissão

Por: Taísa Silveira 06/06/2017 - 11:39
Administradores têm a missão de gerir pessoas
Foto: Pixabay

Escrito por: Caroline Melo

Desde o final do Século XIX, a profissão de administrador já existia pelo mundo. Decidir, identificar e solucionar problemas dentro de uma instituição é um ofício antigo, mas que foi regulamentado há pouco tempo no Brasil: apenas em 9 de setembro de 1965 os administradores foram reconhecidos como profissionais. Nessa data, então, foi declarado o Dia Nacional do Administrador.

Para trabalhar na área, não basta entender e fazer funcionar sistemas. É necessário saber lidar com pessoas e se comunicar com eficiência. Luciana Andréa, coordenadora do curso de Administração da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, resume o profissional de administração: “Administradores são profissionais multidisciplinares. Trabalham com pessoas, RH, marketing, lançam estratégias”. De acordo com o currículo atual de cursos técnicos e de graduação, além de aprender sobre administração em suas várias áreas, os alunos passam por estudos de comunicação e expressão, contabilidade, matemática, direito, economia, gestão e logística.

Assim como o alcance da matriz curricular, o campo de trabalho também é bastante amplo. De acordo com Luciana, um administrador “tem a opção de atuar em várias áreas em uma empresa, pois 50% das vagas geralmente são geradas na gestão. Há muita oferta de empregos”. Todos os tipos de empresa em praticamente todas as áreas buscam profissionais qualificados em suas funções administrativas.

As principais funções de um administrador são gerenciar, controlar e dirigir empresas, executar o planejamento e o funcionamento de uma organização, visando a produtividade e a lucratividade. Administradores podem trabalhar como técnicos ou como gerentes e executivos em instituições privadas, governamentais ou sem fins lucrativos. Ainda são preparados para empreender e gerir o próprio negócio, além de atuar como consultores. Mas, para exercer a profissão, é necessário obter registro no Conselho Regional de Administração.

A formação

Segundo a Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, realizada em 2015 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), os principais motivos para os alunos escolherem o curso de administração são, principalmente, a formação geral e abrangente e o amplo mercado de trabalho.  E é durante a formação que os estudantes desenvolvem qualidades imprescindíveis para o sucesso na área de gerência. Ainda de acordo com a pesquisa da CFA, os cursos proveram competências únicas. A principal, para 77,68% dos respondentes, foi identificar problemas, formular e implantar soluções das respostas. A segunda competência mais apontada foi o desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico sobre a realidade organizacional, para 63,91% dos administradores.

“O administrador e os gestores são os responsáveis pela economia do país”, conta Luciana Andréa. "Em tempos de incerteza sobre empregabilidade, a Administração surge como uma profissão que cria pequenos negócios e empreendimentos que geram empregos, fazendo alavancar a economia do Brasil”, complementa.

É pensando no desenvolvimento acadêmico de um bom administrador que a UNINASSAU desenvolveu um curso que oferece a oportunidade de praticar técnicas e teorias com o desenvolvimento com startups, consultorias e pequenos negócios ainda durante as aulas. “Administração na UNINASSAU oferece aos alunos a condição de atuar como profissionais desde o curso, com conhecimentos atualizados e adequados para o perfil profissional”, conta a coordenadora Luciana.

Comemoração

No Bloco B do Campus Recife da UNINASSAU, localizado na (Rua Guilherme Pinto, 400, bairro das Graças, a comemoração da Semana do Administrador começou nessa quinta-feira (8) e vai até a noite desta sexta-feira (9), no Auditório Roque de Brito. O evento contou com palestras com representantes de instituições ligadas a gestão, ao Conselho Regional de Administração (CRA-PE) e empreendedores. Hoje, a palestra será ministrada pelo coach José Neto e Arthur Lemos, diretor da DSOP, instituição de educação financeira.

Comentários