Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


(Não) É só um jogo

Janguiê Diniz Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 19/12/2022 - 10:36 - Atualizado em: 22/12/2022 - 15:18
Muitos dizem que uma partida de futebol é só um jogo. Eu concordo. Outros dizem que não é apenas um jogo. Eu também concordo. A verdade é que o futebol é entretenimento e, como tal, pode ser encarado com leveza; mas, ao mesmo tempo, é também negócio, sustento e fonte de inspiração. A Copa do Mundo veio para nos relembrar dessas duas facetas do esporte.
 
Durante essa Copa no Catar, quem assistiu as partidas de forma atenta e crítica captou insights para além das estratégias de jogo. O que vimos em campo foi muita garra, busca por sonhos, determinação, trabalho em equipe, tática, inspiração, companheirismo. Tudo isso está inserido também no mundo do empreendedorismo. E é por essa razão que constantemente relacionamos o esporte ao ato de empreender.
 
Se pensarmos bem, as tão faladas “zebras” da competição nada mais são frutos de determinação e sonhos que foram realizados. Marrocos foi a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo; times tradicionais como a Alemanha foram eliminados por outros considerados inferiores. Daí se depreende que não se pode menosprezar concorrentes, mesmo que eles não estejam no seu nível. Muitas vezes, é esse “pequeno” competidor que vai dar a volta por cima e lhe deixar para trás, amargando prejuízos no seu negócio.
 
Também devemos olhar para os jogadores. Neymar sofreu uma lesão e se recuperou em tempo recorde, depois de cuidados intensivos. A determinação do craque o levou a entrar em campo, recém-chegado do departamento médico, e ainda marcar um gol. Richarlison também teve uma participação digna de aplausos. O seu emblemático gol de voleio não foi “sorte” ou acaso: ele já havia treinado a jogada inúmeras vezes. Um bom empreendedor não conta com o improviso ou apenas o talento, mas se prepara, estuda, aperfeiçoa suas habilidades para ser cada vez melhor.
 
Futebol é diversão, é lazer, mas também é coisa séria. Tirando da frente os fanatismos e outras problemáticas, podemos ver que, dentro ou fora das quatro linhas, é um universo que respira empreendedorismo. Analisar mais atentamente as partidas é um exercício prolífero e que certamente trará grandes ensinamentos. De fato, não é só um jogo.
 

Comentários