Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Mundo Azul: conheça 5 livros que abordam o autismo de maneira poética

Os portadores do transtorno precisam, além de tudo, de carinho e inclusão para se sentirem parte do mundo
Marcele Lima Por: 01/04/2019 - 17:46 - Atualizado em: 02/04/2019 - 13:23
Mundo Azul: conheça 5 livros que abordam o autismo de maneira poética/Pixabay
Mundo Azul: conheça 5 livros que abordam o autismo de maneira poética/Pixabay

Classificado na lista dos transtornos de desenvolvimento, o autismo, ou transtorno do espectro autista (TEA), não é uma doença, como muitos pensam. Os portadores possuem condições médicas que podem causar problemas no desenvolvimento, na fala ou até no comportamento social, o que pode interferir diretamente na forma como a criança interage com o mundo fora de si mesma. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista.

A Organização das Nações Unidas proclamou o dia 2 de fevereiro como o dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data busca alertar as pessoas sobre a importância da inclusão e do cuidado com as pessoas que possuem esse transtorno, como a difusão sobre os tratamentos ideais para cada grau e pessoa.

Uma das formas de conhecer o autismo é a leitura. Existem no mercado uma série de publicações que ensinam a conhecer os traços, os sintomas e a conversar sobre o assunto de forma leve e lúdica. Confira uma lista com cinco desses livros:

Um livro diferente - Anita Brito

Um livrinho curto que pode ser lido por toda família, trabalha a inclusão escolar desde os primeiros anos. A produção conta com historinhas, rimas, para ajudar a criança a entender e lidar com as diferenças.

Meu amigo autista - Maria Eduarda Loureiro

Este livro conta a história de uma menina chamada Maria que se encanta por seu novo amiguinho de sala, João Pedro, que tem autismo. A publicação ajuda a todos, sobretudo as crianças, a compreenderem as dificuldades dos outros e sentir interesse numa relação com pessoas diferentes delas.

O Menino Só -  Andrea Viviana Taubman

Este livro traz um enfoque maior nas crianças que possuem a síndrome de Asperger, um tipo de autismo. Ele é rico em ilustrações e traz versos que remetem a mundo pouco conhecido das crianças que possuem o transtorno. É voltado para crianças, mas também para os pais, professores e cuidadores.

Meu amigo faz iiiii - Andréa Werner

A publicação traz a história de dois amigos de escola: Bia e Nil. A menina começa a perceber que o colega tem um comportamento diferente do seu em algumas situações e é orientada pela professora a observá-lo, para compreender a diversidade como algo natural e positivo e que mesmo assim, eles podem se divertir juntos.

A escova de dente azul -  Marcos Mion

O apresentador de televisão, Marcos Mion é pai de Romeo, que tem autismo e divide com seu público os cuidados e os momentos ao lado do filho. A obra traz relatos da relação familiar, como o amadurecimento do autor com as descobertas sobre o autismo. A história surge a partir do presente que Romeu pediu aos pais no natal.

Comentários