Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Mochila pesada pode causar lesões nas crianças

Fisioterapeuta e professora da UNG, Erika Gouveia, traz dicas para evitar problemas
Assessoria de Comunicação Por: 23/02/2022 - 16:41
por Aline Pinho
 
Com o retorno às aulas presenciais, os pais precisam ficar atentos quanto ao peso que será colocado nas mochilas dos filhos. Crianças e adolescentes estão sujeitos a lesões durante o ano letivo, devido à sobrecarga de peso, o que podem ocasionar sérios problemas de postura.
 
Por essa razão, a professora do curso de Fisioterapia da Universidade UNG, Erika Gouveia, dá dicas de como evitar problemas provocados pelo excesso de peso. "Um dos acometimentos no curto prazo é a contratura muscular, que é quando o músculo contrai de maneira incorreta. No médio prazo, podem ocorrer desalinhamento da coluna e lesões ligamentares e musculares. A hérnia de disco é outro incômodo que compromete o estudante que usa 'excesso de bagagem'", alerta a fisioterapeuta.
 
O aconselhável, de acordo com a especialista, é que a mochila não pese mais de 10% do peso corporal da criança. Importante também que a bolsa tenha duas alças para distribuir a carga de peso e não sobrecarregar apenas um ombro. "Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma criança ou um jovem em idade escolar (entre 6 e 18 anos) deve transportar mochilas que possuam menos de 10% do peso do seu corpo. Assim, a mochila de uma criança com peso 30kgs não deve ultrapassar os 3kgs. O ideal é que o peso seja dividido de forma equilibrada, para não haver sobrecarga nos dois ombros e não causar nenhum prejuízo à coluna e à postura”, explica. 
 
Ainda de acordo com a professora, as mochilas com rodinhas também são aceitáveis, mas, se puxadas de maneira inadequada, os riscos continuam. “A alça do carrinho precisa ter a altura adequada, próximo ao quadril, para que a criança não faça uma força excessiva para se curvar e arrastar a bolsa. Todo esforço feito de maneira incorreta provoca lesões tão sérias quanto carregar mochilas nas costas", orienta.
 
Por fim, a fisioterapeuta recomenda que o aluno leve somente o material que será utilizado no dia da aula, evitando carga desnecessária. “Se possível, deixe alguns materiais em casa ou guardados em armários nas escolas. O principal é a criança e o adolescente não esquecerem de utilizar a mochila na altura correta, ou seja, a alça deve estar ajustada e o fundo da mochila acima da região lombar”, conclui.

Comentários