Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


“Mercadão do lixo” é tema de ação de sustentabilidade

A exposição vai até o dia 30 de abril, na UNIVERITAS Rio, e é realizada em alusão ao Dia da Terra
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 23/04/2019 - 09:18 - Atualizado em: 23/04/2019 - 09:20
“Mercadão do lixo” é tema de ação de sustentabilidade
“Mercadão do lixo” é tema de ação de sustentabilidade

O aluno que chegar a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas nos próximos dias vai se surpreender com a quantidade de “lixo” encontrada no pátio. Mas, calma. É um lixo sustentável. Isso, porque, o curso de Artes Visuais elaborou o “Mercadão do Lixo”, que tem o objetivo de apresentar quanto tempo um material utilizado demora para se deteriorar no meio ambiente. A ideia é uma proposta criada em alusão ao Dia da Terra, que aconteceu nessa segunda-feira (22).

No pátio da unidade, podem ser vistas prateleiras com papéis, garrafas, latas, pneu e outros materiais. Em vez do preço que, geralmente, encontramos abaixo de um produto no mercado, o transeunte vai encontrar o número equivalente ao tempo que aquele produto ainda vai render no meio ambiente. Deste modo, o tempo varia de acordo com o material. Tem algodão, que demora, em média, 5 meses, a garrafas pet, com tempo indeterminado de deterioração.

O projeto teve grande adesão dos alunos do curso e contou com a participação deles na hora da preparação dos estantes. Para a acadêmica do 3º período de Artes Visuais, Isabela Rangel, a proposta chama a atenção e pode propor reflexões através de um viés artístico. “A ideia é que as pessoas pensem sobre quantas embalagens passam pelas nossas mãos todos os dias, para onde elas vão, e o que pode ser feito para dar um fim útil a elas”, conta a aluna.  

Na visão do idealizador do projeto, o professor Sergi Arbusà, os assuntos tratados nas artes não têm porque estarem desvinculados do dia a dia e das questões que preocupam a sociedade de um modo geral. Neste sentido, “a Arte pode ser um mecanismo de comunicação a serviço da conscientização sobre o meio ambiente e a ecologia”, explica Sergi. A mostra ficará disponível na unidade até o próximo dia 30 de abril.

Galeria: 
Mercadão tem proposta de conscientizar as pessoas sobre o tempo de deterioração de produtosA exposição choca pelo tempo inimaginável que um produto pode demorar a se decompor, se comparado ao tempo de vida útil   Pneu, papéis, plásticos, pets, e outros materiais compõem os estantesA aluna Isabela Rangel participa de todas as etapas da atividadeGrupo de estudantes de Artes Visuais que compôs toda a ornamentação dos estantes

Comentários