Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Marcados nas páginas da história

Autores brasileiros que marcaram diferentes épocas da literatura nacional
Por: Katarina Bandeira 04/07/2018 - 09:33
Literatura brasileira
Literatura brasileira
Durante a vida escolar é comum que muitos alunos tenham acesso a história de diversos movimentos literários que aconteceram no país. Cada momento icônico da nossa literatura foi marcado por grandes obras e, consequentemente, grandes autores. Montamos uma lista com os cinco primeiros movimentos literários do Brasil e alguns dos nomes que se destacaram em suas respectivas épocas. Confira!
 

Barroco

Gregório de Matos (1636 - 1696) - conhecido também pela alcunha de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, Gregório foi advogado e um dos maiores poetas do período barroco brasileiro. Importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, durante o período colonial sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos.
 

Arcadismo

Santa Rita Durão - Frei José de Santa Rita Durão (1722 - 1784) - Apesar de ter destruído praticamente toda a sua obra literária, frei José ficou conhecido por seu poema épico: Caramuru. O texto é a primeira obra narrativa escrita que tinha como tema os nativos brasileiros. Ele foi escrita ao estilo do autor português Luís Vaz de Camões.
 

Romantismo

Foi um período bastante rico para a literatura nacional. Aqui é difícil citar apenas um autor, entre tantos nomes célebres que fizeram história como: Gonçalves Dias (1823 -1864), com seu poema I-Juca Pirama e a popular Canção do Exílio, além de Álvares de Azevedo (1831 - 1852), Castro Alves (1847 - 1871), todos na poesia, e nomes como Bernardo Guimarães (1825 - 1884), escritor do clássico A Escrava Isaura.
 

Realismo

Machado de Assis (1839 - 1908) - considerado o introdutor do Realismo no Brasil, Machado foi autor de diversas obras e é considerado um dos escritores mais importantes da literatura brasileira. Na lista de títulos que escreveu estão nove romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Entre elas estão romances como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Sua trajetória foi tão importante que principal prêmio literário brasileiro leva seu nome. 
 

Conta para a gente nos comentários qual desses autores é o seu favorito!

Comentários