Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Lista: conheça perfis de fotógrafos para seguir no Instagram

Marcele Lima Por: 19/08/2019 - 16:50
conheça perfis de fotógrafos para seguir no Instagram/Pixabay
conheça perfis de fotógrafos para seguir no Instagram/Pixabay

O gosto por registrar os momentos importantes acompanha a trajetória de vida de muitas pessoas. Possivelmente todos em casa tem álbuns de fotografias das crianças da família, de casamentos e festas de aniversários ou os passeios nas férias. Hoje em dia, esse hábito foi transportado para o mundo virtual, onde tudo se registra e compartilha com os seguidores. 

A facilidade com que pegamos um smartphone e clicamos qualquer coisa ao alcance das nossas lentes deixaria  Louis Daguerre impressionado. Ele foi o responsável, em 1837, pela criação de um equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo, o daguerreótipo. O invento foi apresentado ao público pela Academia Francesa de Ciências  em 19 de agosto de 1839. Por conta disto a data foi escolhida para comemorar o dia mundial da fotografia. 

Nesta época a obtenção de uma imagem produzida pelo daguerreótipo exigia paciência, já que somente a primeira etapa de exposição do objeto na luz deveria durar 25 minutos. Posteriormente eram realizados diversos processos químicos para que a imagem fosse revelada e surgisse um registro visual.  A era digital facilitou este processo, já que imagens surgem em segundos.  

Além disso, a divulgação do trabalho e a captação de novos clientes pelos fotógrafos ajudou na difusão da arte e no crescimento e desenvolvimento da profissão. Com uma simples busca em uma rede social é possível encontrar milhares de profissionais que atendem a 

diversos nichos.

Confira uma lista com sugestões de fotógrafos para conhecer e seguir no Instagram 

Jorge Bispo 

Carioca, formado em artes plásticas e filho de atores, Jorge Bispo circulava pelos bastidores desde a adolescência fotografando as pessoas. É um dos profissionais mais respeitados do mercado e tem em seu feed na rede social retratos de celebridades famosas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Willen Dafoe, Otto e Letícia Sabatella. 

Flora Pimentel

No seguimento de fotografia de casamento, Flora Pimentel é rainha. A recifense atende clientes na capital pernambucana e no Rio de Janeiro e a cada imagem publicada é possível sentir o envolvimento que ela teve com cada casal que clicou. Fotos capazes de transmitir a emoção do momento.  

Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert é uma referência em fotojornalismo. Traz na bagagem um prêmio internacional, que reuniu participantes de 45 países. A fotografia de um índio Kaiapó no Rio Xingu foi vencedora recebeu medalha de ouro na categoria em que disputou. Ela competiu com 1885 imagens e faz parte de um livro lançado por Ricardo em 2017, que mostra como vivem a população indígena brasileira. Ricardo também foi o fotógrafo oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Beto Figueiroa

O fotógrafo Beto Figueiroa possui um perfil que traz imagens capazes de criar no espectador múltiplos sentimentos, trazendo a realidade do dia a dia para deleite dos seus seguidores. É um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados do meio. Já participou de exposições individuais e coletivas e possui diversas publicações em livros e revistas. Foi ainda escolhido pela fototeca de Cuba e pelo Instituto de Mídia e Arte, de São Paulo, para representar a fotografia brasileira em uma mostra realizada em Havana.

Thalita Castanha

A fotografia de família, ensaios de gestantes e recém -nascidos é a especialidade de Thalita Castanha. Para quem se perde em fotos de bebês, este é o perfil ideal para entrar e ficar com vontade de apertar a tela do celular ou computador. Sem contar que o trabalho da fotógrafa pode servir de inspiração para quem quer ingressar no nicho, que é um dos mais produtivos no mercado. 

Bônus 

Fotógrafos Negros 

O perfil é voltado a divulgação dos trabalhos de fotógrafos negros que trabalham mostrando, principalmente a beleza das mulheres, crianças e a cultura afro em diversos locais do mundo. Do Brasil, é possível encontrar imagens produzidas por profissionais da Bahia, Maranhão e Minas Gerais, além de países como Estados Unidos e Etiópia. 

Everyday Brasil

A descrição do perfil já informa aos seguidores o objetivo do projeto: documentar o cotidiano do Brasil por meio da fotografia. É um catálogo rico, que tem desde fotografias de retrato quanto de expressões culturais, demonstração de amor e afeto, manifestações políticas e sociais.

 

Comentários