Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


LGBT é mais que uma definição de pessoas, é motivo de orgulho

Ser uma pessoa LGBT é motivo de orgulho, transgressão, ato político, mas ainda de preconceito. Conheça a história do Dia Internacional do Orgulho LGBT e confira depoimento de quem participa da Parada em São Paulo
Por: Camilla de Assis 26/06/2017 - 17:37 - Atualizado em: 28/06/2017 - 11:09
LGBT
LGBT
O Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) é comemorado nesta quarta-feira (28). A data é em celebração ao episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn não se calaram e reagiram contra a série de batidas policiais realizadas no local frequentemente. A ação dos manifestantes foi realizada por mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na 1ª parada do orgulho LGBT, realizada em 1º de julho.
 
Atualmente, as paradas são realizadas em vários locais do mundo, inclusive em diversos estados do Brasil. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é uma das mais expressivas do País e do mundo, e é realizada desde 1997. Em 2006, o ato, que leva milhares de pessoas à ruas todos os anos, entrou para o Guiness Book pelo recorde de público: 2,5 milhões de pessoas foram à Avenida Paulista para lutar e/ou demonstrar apoio ao Orgulho LGBT. 
 
‘É extremamente revolucionário dar pinta, ser afeminado’
Jeferson (esquerda) e seus amigos na Parada do Orgulho LGBT em São Paulo
 
Frequentador há quatro anos da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Jeferson Cesar Neto, de 23 anos, enxerga o movimento como um ato político. “Eu acredito que demonstrar orgulho seja um dos maiores atos políticos e de uma coragem enorme. Mesmo que algumas coisas tenham caminhado a nosso favor nos últimos anos, ainda sim, somos o país que mais mata LGBT+, e demonstrar orgulho é perigoso. É extremamente revolucionário dar pinta, ser afeminado, deixar claro que você é gay, e foge dos padrões heteronormativos”, explica. 
 

 
A comparação da relação do jovem, enquanto adolescente, da sua sexualidade com a forma como os adolescentes LGBT de hoje em dia exprimem suas naturezas de gênero lhe inspira admiração. “Vi muitos jovens, mais jovens que eu, com cartazes, maquiados, montados. Achei aquilo maravilhoso porque quando eu era adolescente jamais teria coragem de fazer isso.” revelou.
 

 
Além disso, o orgulho vem também na consciência que muitos dos preconceitos referidos pela sociedade à Parada do Orgulho LGBT não passam de ações que tentam deslegitimar um evento de importante significado para a promover da tolerância. “[Eu ouvia] Que era só sacanagem, um bando de viado se agarrando pelas ruas e usando drogas. Eu não tinha a menor ideia do que havia de real, eu não sabia que existiam pessoas orgulhosas e estudadas que lutavam por mim mesmo que eu não soubesse de nada.”
 
A Parada em 2017
 
No último dia 18 de junho, a Parada do Orgulho LGBT foi realizada em São Paulo. A 21ª edição do festival contou com uma multidão de participantes que caminharam pela Avenida Paulista a favor do Estado laico. Os organizadores o evento informaram que cerca de 3 milhões de pessoas participaram da Parada. Já a Polícia Militar não divulgou o quantitativo. 
 
Estatística e ícones nacionais
 
O Brasil ainda, infelizmente, é recorde em número de violência contra pessoas LGBT. Em 2016, 343 pessoas morreram em decorrência de crimes praticados por conta a homofobia. Por isso, muitas pessoas sentem medo de expressar livremente o direito que têm de indicar suas sexualidade e gênero.
 
Entretanto, outras pessoas que conseguem maior notoriedade na mídia por causa de suas profissões e seus feitos, têm o privilégio de poder falar abertamente sobre suas homossexualidades. Confira abaixo alguns ícones LGBTs brasileiros:
 
Fernanda Gentil
Recentemente, Fernanda Gentil assumiu seu relacionamento com a jornalista Priscila Montandon
Recentemente, Fernanda Gentil assumiu seu relacionamento com a jornalista Priscila Montandon,
o que causou muitos comentários nas redes sociais.
 
Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer também assumiu o relacionamento com Priscila Visman no final de 2016.
Recentemente, em entrevista, a atriz afirmou que está apaixonada pela moça.
 
Daniela Mercury

Este ano, Daniela Mercury completou quatro anos de casada com a jornalista Malu Verçosa.
 
Pabllo Vittar
A drag queen Pabllo Vittar é uma das personalidades mais conhecidas atualmente no Brasil. A
cantora estourou com o sucesso "Todo Dia".
 
Laerte

A cartunista e chargista Laerte é uma das mais importantes no ramo, atualemente. Aos 60 anos,
após três casamentos e três filhos, Laerte se apresentou ao mundo como mulher.
 
Liniker

Longe das padronizações heteronormativas de gênero, Liniker é um dos cantores com uma das
vozes mais potentes do cenário musical atual.
 
Nany People

Humorista, comentarista, atriz, locutora, apresentadora, colunista e repórter de TV,
Nany People é uma das precursoras dos transgêneros no Brasil.
 
Ney Matogrosso

A performance de Ney Matogrosso no palco não normatiza gênero e, sim, a arte. Isso o coloca
dentro dos ícones mais expressivos do campo LGBT no Brasil.
 
E qual seu ícone do mundo LGBT preferido? Conte pra gente aqui nos comentários!

Comentários