Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


Lewis Hamilton e o espírito empreendedor

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 08/12/2021 - 08:33 - Atualizado em: 09/12/2021 - 10:32
Ele tem sete títulos mundiais, mais de 100 vitórias no currículo e uma legião de fãs mundo afora. Lewis Hamilton é, sem dúvida, uma das maiores sensações da história do automobilismo mundial. O piloto recentemente encantou brasileiros por vencer o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, e homenagear outro grande ídolo, dele e nosso, Ayrton Senna. O inglês não é um fenômeno ocasional: ele encerra em si diversas características de um empreendedor de sucesso.
 
Uma das características empreendedoras que mais saltam aos olhos, especialmente para nós, brasileiros, é a admiração de Hamilton por Senna. O brasileiro sempre foi o grande ídolo do britânico e modelo de inspiração. Isso nos leva a refletir sobre a modelagem. Hamilton, sem dúvidas, modelou a carreira de Senna, inspirando-se em seus passos e valores para também se tornar um grande piloto. A modelagem é uma estratégia extremamente benéfica a empreendedores iniciantes, ou mesmo que já têm algum tempo de carreira. Ora, ao se inspirar em pessoas que são referência no seu setor, você pode identificar os melhores caminhos a tomar e as atitudes e decisões mais adequadas a seguir. Esse é o grande segredo da modelagem.
 
Lewis Hamilton iniciou sua carreira no kart, como a maioria dos pilotos, passou pela F2 para, apenas depois, chegar Fórmula 1. Sua trajetória não difere da de muitos empreendedores: é preciso vir debaixo, lutar, aperfeiçoar-se, buscar novas e melhores oportunidade para, então, progredir e subir alguns degraus na carreira. O mais importante: jamais desistir. Lewis foi o primeiro competidor negro da F1, e continua sendo o único, o que, por si só, poderia ser um obstáculo, mas não para um verdadeiro obstinado que tem muito claro em mente qual é o seu propósito de vida. Saber lidar com as adversidades no caminho do sucesso é primordial para ter uma jornada vitoriosa. Não se deixar abater pelas falhas e derrotas, também, afinal, elas são grandes mestras que ensinam valiosas lições.
 
Além de todos os feitos que acumula em sua trajetória como piloto, Hamilton tem algo que todo empreendedor também deve buscar: ele já deixa seu legado de inspiração e motivação para outras pessoas, jovens que sonham em crescer na vida e se inspiram no multicampeão. Empreender não é apenas uma atividade econômica, mas da vida. Cabe saber identificar esses modelos de grandes empreendedores, onde quer que estejam, e inspirar-se neles para trilhar uma jornada próspera e de sucesso, repleta de vitórias.

Comentários