Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Jovem e arborizada, Goiânia completa 85 anos

Capital de Goiás tem história marcada por curiosidades que surgem a partir da escolha do seu nome
Por: 24/10/2018 - 09:43 - Atualizado em: 24/10/2018 - 09:44
Cidade é considerada a mais arborizada do Brasil. Foto: jcdf / flickr / Creative Commons
Cidade é considerada a mais arborizada do Brasil. Foto: jcdf / flickr / Creative Commons

Por Lorena Barros

 

Uma cidade “jovem” comparada às outras capitais brasileiras. É assim que podemos definir Goiânia, capital de Goiás, que completa 85 anos neste dia 24 de outubro. Para comemorar uma data tão especial, separamos algumas curiosidades da cidade sobre as quais você pode não ter conhecimento. Confira!

Concurso para escolher nome (que acabou perdendo)

A cidade de Goiás Velho foi capital até a fundação de Goiânia. Para escolher o nome do novo município que seria a referência no estado, o jornal “O Social da Cidade de Goiás” realizou um concurso criativo. O nome “Petrônia” em homenagem ao governador Pedro Ludovico Teixeira, criador da nova cidade, foi sugerido pelo intelectual Léo Lynce e aprovado pelo público. Ninguém contava, porém, com o ato que por alguns é definido como astúcia e por outros como humildade: Pedro decidiu que não daria um nome alusivo ao seu à cidade e deu ao segundo lugar na votação, Goiânia, o nome de batismo do município.

Árvores para todos

Segundo o censo 2010 do IBGE, Goiânia é a cidade mais arborizada de todo o Brasil. O recorde dividido em 28 parques e bosques ainda dá espaço para um recorte inusitado: há quem diga que a cidade é o local com maior concentração de acácias fora da Europa. A afirmação é amplamente disseminada, mas não conta com nenhuma fonte oficial de confirmação. A estimativa é de que haja 94m² de área verde por habitante.

Cidade planejada, mas nem tanto

Por ter sido idealizada (ainda antes de Brasília), Goiânia é dividida por setores, tendo endereço dividido por letras e números. Nem tudo, porém, saiu como planejado inicialmente… Ainda na década de 1930, um cruzeiro foi colocado no local onde hoje é localizada a Praça do Cruzeiro (no Setor Sul). Isso foi feito para a demarcação da área onde seria erguida uma catedral. Os idealizadores da região, porém, perceberam que aquele local era distante do Centro e decidiram mudar o templo de local.

Primeiro “palácio do governo” foi... uma árvore!

O primeiro Centro Administrativo da cidade funcionou sob um pé de amoreira que ainda existe na Rua 24. O fundador do local, Pedro Ludovico, colocava uma mesa sob a árvore e despachava documentos naquele que é conhecido como o primeiro palácio do governo. Hoje a área dá local para um estacionamento.

 

O dia 24 de outubro marca o aniversário de Goiânia! A Univeritas tem orgulho de fazer parte dessa cidade!

Comentários